Frei Evaldo Xavier, O.Carm.: “Nosso Carmelo é jovem!”

Ao final de mais um triênio à frente da Província Carmelitana de Santo Elias como Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., concedeu uma entrevista ao site Carmelitas e falou sobre o bom desafio de formar as novas gerações para a vivência do Carisma e o serviço à Igreja.

Frei Evaldo Xavier, O.Carm., exerce a missão de Prior Provincial há seis anos. Foi eleito pela primeira vez no Capítulo de 2014, e foi reeleito em 2017.

Site Carmelitas – Qual a sua avaliação sobre os últimos triênios da Província?

Frei Evaldo – A Província nos últimos seis anos cresceu muito. Foram abertas novas casas. Se a tendência no passado era de fechar casas, hoje a nossa tendência é de reabrir casas, ou de fundar novas casas. Tivemos fundações novas, como Porto Alegre, e foi assumida uma missão na Bolívia, com a Província Maltesa dos Carmelitas. Existe também um impulso vocacional muito grande na Ordem do Carmo, graças a Deus. Uma juventude muito grande. Então, podemos reafirmar que se no passado a Província era envelhecida, ou com tendência de um constante envelhecimento, hoje a tendência é oposta, é uma Província rejuvenescida e com tendência a se tornar cada vez mais jovem. Somos uma Província muito jovem.

Site Carmelitas – O senhor esteve no Capítulo Geral, em setembro. Hoje estamos iniciando o Capítulo Provincial. Qual a diferença que o senhor destacaria entre a realidade do Carmelo Fluminense e a do resto do mundo?

Frei Evaldo – Eu diria que os nossos desafios são distintos: No resto do mundo o maior desafio é o envelhecimento; em nosso caso, não. A nossa perspectiva é oposta. Nosso desafio é como ser uma Província fiel ao carisma, fiel à missão da Igreja, com um grupo tão jovem. É justamente o oposto. Enquanto na Europa o problema é que os padres se tornam cada vez mais idosos, morrem, e fecham-se casas; o nosso problema é definir novos horizontes e, sobretudo, preparar os jovens, garantindo que tenham uma formação de excelência.

Site Carmelitas –  Esse é um ótimo desafio! Como enfrentá-lo?

Frei Evaldo – Desde o primeiro ano de mandato estamos enviando freis jovens à Europa, para estudarem. Esse ano temos quatro estudantes junto com a Província Italiana. Creio que esse seja um caminho.

Site Carmelitas – O que esperam como fruto desse envio de estudantes?

Frei Evaldo – A expectativa é que esses jovens freis estudantes, com uma formação de excelência no sentido humano e, sobretudo, no sentido religioso e espiritual, ao retornarem para o Brasil, possam dar e produzir excelentes frutos, para a Igreja, para nossa ordem e para nossa Província.

>>>Leia Também: Tem início hoje o Capítulo da Província Carmelitana de Santo Elias

Assista a mensagem do Prior Provincial sobre o Capítulo Provincial 2020:

https://www.facebook.com/somoscarmelitas/videos/158174715480336/