Frei Juliano Luiz da Silva toma posse como pároco da Paróquia Santa Maria Regina Mundi, em Roma, Itália

No domingo, dia 16 de outubro, a comunidade da Paróquia Santa Maria Regina Mundi, em Roma, acolheu o novo pároco Frei Juliano Luiz da Silva, O.Carm.
A Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Roma, Dom Riccardo Lamba, responsável pela área pastoral. Estavam presentes, os frades da comunidade, o Frei Roberto Toni, Provincial da Província Italianam, Frei Luis Maza, Conselheiro Geral para a América, Frei Richard Byrne, Conselheiro Geral para a Europa, Frei Cláudio de Alencar Batista, Delegado Geral para a formação, Frei Sebastian Banchea, secretário provincial da Província Italiana, padre Stefano Cascio, vigário forâneo juntamente com outros sacerdotes da forania.
Na homilia, Dom Riccardo refletiu junto à assembleia sobre a fé e a importância da sua vivência em comunidade. No final dirigindo-se ao Frei Juliano e expôs de maneira clara a responsabilidade e a beleza do ofício que ele estava assumindo. Motivou que a segunda leitura deste dia, que  voltada aos pastores, pudesse servir de meditação durante todos os dias do seu ministério.
Frei Juliano partilha que a cerimônia foi muito bonita e serena, que o bispo foi muito fraterno e acolhedor. Disse ainda que a cerimônia foi para que a comunidade pudesse perceber e participar desse novo caminho da paróquia, porque canonicamente já estava exercendo o ofício de pároco desde o dia 1 de setembro, data da nomeação.
“Minha expectativa é fazer do meu melhor para ajudar a comunidade a continuar o seu belíssimo caminho. É a minha primeira paróquia enquanto pároco, muitos me acompanharam ainda no período de profissão religiosa e diaconato e agora pela graça de Deus sou chamado a ser pastor. Nossa paróquia tem uma grande presença jovem e na realidade que nos encontramos é uma grande força para a vida da comunidade e da Igreja que encontra sempre mais desafios nesse contexto.”, contou.
Durante a celebração, Frei Juliano recebeu os símbolos visíveis de sua missão como sacerdote: chave da igreja, instrumentos para utilização do batismo (óleo, rito e água benta), estola para as confissões e celebrações e a chave do sacrário simbolizando o que há de mais sagrado no templo.
Ao final da missa, o frade fez um agradecimento especial a Dom Riccardo e a Província Carmelitana Fluminense e uma breve reflexão sobre a nova missão que assume a partir de agora. Confira abaixo:
“Caríssimos, tinha pensado algo divertido para hoje. A missa deveria ser transmitida pelo Facebook para a minha família, meus amigos e minha Província. Mas, hoje infelizmente todos compartilhamos a dor pela perda de um caro amigo e confrade. Frei André foi e continuará sendo meu melhor amigo e viver este momento sem ele não é fácil. Mas, sei em quem coloquei minha confiança, é domingo, a certeza de Cristo ressuscitado nos consola e nos ajuda a continuar o caminho…
Gostaria de agradecer D. Riccardo pela sua paternidade e confiança. Agradeço à Curia Geral pela fraternidade e amizade, o Prior Geral me escreveu essa semana e saúda a cada um de vocês. Aqui estão presentes o frei Richard, Conselheiro para a Europa, frei Luís Maza, Conselheiro para a América. Agradeço também os outros membros do Conselho Geral que me escreveram durante a semana. Ao frei Cláudio, membro da comunidade da Curia, que é meu confrade da província do Pernambucana do Brasil. Agradeço aos confrades carmelitas aqui presentes, sacerdotes e estudantes e aos sacerdotes da XVI Prefeitura junto ao Pároco Prefeito P. Stefano.
Ao Padre Roberto Toni, provincial italiano, obrigado pela confiança junto à minha Província, essa paróquia será sempre casa da Província Italiana. Agradeço de modo especial ao Padre Francesco Sciarelli, que nos últimos tempos me ajudou muito e me ensinou tanto. Obrigado por sua amizade. Sempre terá um lugar para você em nossa casa e na comunidade. Aos meus amigos aqui presentes, a vocês paroquianos pequenos e grandes. Desde que respondi ao chamado de Deus, rezo pelo povo que me seria confiado pela primeira vez. Ou seja, eu os amei desde o início do meu caminho vocacional.
O Senhor vôs deu um pastor muito jovem. De fato, me perguntei… “como farei para guiar essas pessoas que são ‘velhas’ que eu?”. Teresa de Lisieux dizia quando recebeu a notícia de um ofício importante que estava acima de suas capacidades: “como farei pra dar o alimento espiritual pra minhas filhas, sendo eu tão jovem?”. A resposta veio do Senhor… “o alimento não deve ser o meu, mas é o próprio Jesus que vai encher as minhas mãos sempre que precisarei oferecer algo”. O Salmo de hoje é providencial… “Elevo meus olhos para o Monte, de onde me virá a ajuda? O meu auxílio vem do Senhor que fez o céu e a terra!”. Por último vos peço… Rezem por mim.”

Frei Juliano conta um pouco mais sobre a Paróquia:

A paróquia nasceu em 1961 graças à missão pastoral dos frades carmelitas, ela está localizada no bairro de “Torre Spaccata” na periferia de Roma, uma região com muitos habitantes, principalmente porque é uma área residencial, onde as famílias vivem quase sempre em pequenos prédios. Diferente de outras paróquias da região central, a paróquia tem uma atividade muita intensa com pessoas das mais diversas idades. A Província Carmelitana Fluminense está ligada à Paróquia desde 2019. Durante os últimos anos, a Província Italiana e a Província Fluminense iniciaram um caminho de colaboração para que pudéssemos assumir a comunidade como um missão dos frades brasileiros em Roma, dando continuidade à presença carmelita na Paróquia. Na metade de 2021, o projeto foi ganhando forma com a criação de uma nova equipe de pastoral que junto ao então pároco frei Francesco Sciarelli, ajudou nesse processo de passagem e na preparação da comunidade para o início dos trabalhos enquanto Província Fluminense. A missão da Província aqui é, portanto, uma colaboração com a Província Italiana, onde os frades poderão fazer uma forte experiência de estudo e trabalho pastoral.

Histórico sobre Frei Juliano Luiz da Silva, O.Carm

Frei Juliano Luiz da Silva, 23 de outubro de 1190 (32 anos), Sorocaba – SP. Ingressou no postulantado Carmelita em 2012 em Mogi das Cruzes. Fez o Noviciado em Belo Horizonte em 2013 e a primeira profissão religiosa em janeiro de 2014. Cursou Filosofia na Faculdade Jesuíta em Belo Horizonte entre 2014 e 2016. Em 2017, cursou um semestre de Teologia na Faculdade de São Bento, em São Paulo, e no segundo semestre foi enviado à Roma para a continuação dos estudos teológicos. Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense até 2020. Fez a profissão Solene em junho de 2019. Foi ordenado diácono em novembro do mesmo ano, em Roma.  A ordenação presbiteral aconteceu na Basílica do Carmo em São Paulo no dia 8 de dezembro de 2020. No último dia 30 de setembro (2022) concluiu o Mestrado em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum. Sua tese teve como tema “A missão em Santa Teresa do Menino Jesus: Mensagem atual para a Igreja missionária”.