Na terça-feira, 11 de maio, Frei Silvio Ferrari, O.Carm., tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP). A Solenee Eucaristia com o Rito de Posse foi presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese.
Frei Silvio Ferrari foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1992, exatamente dia de Santa Luzia, padroeira da visão, em sua cidade Natal, Jundiaí/SP. Logo após sua ordenação pela Província Carmelitana de Santo Elias, Frei Silvio foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio de Janeiro, onde permaneceu de 1993 até 1997 como Pároco.
Em 1998, foi transferido para a Basílica Nossa Senhora do Carmo, Conventão, carinhosamente assim conhecida, em São Paulo, onde assumiu como pároco e Prior do Convento, permanecendo até o ano 2000.
Sentindo em seu coração chamado para realizar trabalhos missionários em nome da Província, foi então transferido para Jacobina, na Bahia, onde exerceu trabalhos pastorais até 2001, tendo inclusive nesta época, exercido trabalhos missionários acompanhado de Frei Adailson, hoje nosso Provincial.
No mesmo ano de 2001, foi chamado a exercer ainda trabalho missionário em Moçambique, na África, onde se dedicou ao povo africano com zelo e amor. Retornou para o Brasil, em 2002, após vencer por 5 (cinco) vezes a malária, e plenamente restabelecido assumiu imediatamente nova missão, em Unaí, Minas Gerais, onde permaneceu por 9 (nove) anos.
Após este período assumiu pela segunda vez a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro, com seus novos desafios, inclusive a frente dos trabalhos humanitários junto a milhares de pessoas carentes na Associação de São Martinho, e durante 9 (nove) anos assumiu como Pároco e exerceu seu ministério nos trabalhos pastorais e sociais da Paróquia.
Em 2020, no início da pandemia, Frei Silvio assumiu a missão de Reitor do Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Itu, São Paulo, onde permaneceu até dezembro de 2020.
Atendendo a solicitação da Província Carmelitana de Santo Elias, chegou em Mogi das Cruzes, no dia 06 de janeiro de 2021, e mesmo com todas as dificuldades da pandemia, assumiu esta casa com braços fortes, realizando desde mudanças nos espaços físicos, e administrativos, mas principalmente, revitalizando pastorais, em busca de ver a Igreja plena e viva.
Ao final da celebração, Frei Silvio deixou uma mensagem aos novos paroquianos.
“Como Pároco, tenho como lema: ‘A unidade na diversidade’. Sozinho nada posso, nada consigo, mas juntos tudo podemos e conseguiremos, a união é a nossa força. Cito osalmo 127, versículo 1: ‘Se não é o Senhor que constrói a casa, em vão trabalha os que nela a constrói’. Como Carmelita quero ser instrumento, servir, ser simples homem de Deus, consciente da minha pobre limitação como ser humano, no espírito contemplativo e profético do Nosso Pai Inspirador, o Profeta Elias e a Virgem Maria, Nossa Mãe do Carmelo”, finalizou
Comentar