Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Frei William preside Celebração Eucarística no Curso Internacional para os Carmelitas sobre a figura de São Tito Brandsma

No terceiro dos dez dias de encontro, Frei William, representante da Província Carmelitana Fluminense no Curso Internacional  para os Carmelitas sobre a figura de São Tito Brandsma, presidiu a Celebração Eucarística aos irmãos e irmãs carmelitas presentes.

Em sua reflexão, Frei William levou os participantes a perceber que toda aquela semana os evangelhos, falavam muito da vida e da espiritualidade carmelitana, isto é a oração e a contemplação. Assim compartilhou: 

«Na segunda-feira abrimos nosso encontro junto com Maria, com ela vimos e rezamos a oração de abandono a vontade de Deus “Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), entre outras coisas, podemos dizer que também nós meditamos a nossa vocação a esta fraternidade do Carmelo.

Meditamos sobre a dimensão de contemplação e ação do Carmelo, na passagem de Maria e Marta.

Hoje vemos a importância da oração em nossas vidas não só pessoal, mas como irmãos, mais do que isso, através do discípulo da passagem do evangelho, vemos que ainda somos crianças necessitadas do ensinamento e da proteção do Pai, porque tivemos saber como pedir: “Ensina-nos a orar” (Lc 11, 1b). Vendo esse exemplo precisamos saber rezar para ensinar a Igreja a rezar, esta é a nossa espiritualidade, esta é a nossa responsabilidade, este é o pedido do Papa diante da necessidade da Igreja: “Os Carmelitas ensinam a Igreja a rezar”. Se não tivermos uma intimidade com Deus através da oração, dificilmente ensinaremos aos outros que esperam de nós. Não esqueçamos que este é o ensinamento que nos deixou São Tito Brandsma, e que refletimos esses dias: “Viver na presença de Deus”.

Amanhã o tema da oração continuará presente no evangelho de Lucas (11, 5-13), onde a passagem nos mostrará a importância de pedir ao Pai e pedir-Lhe bem.

Na sexta-feira, ao invés, o tema do evangelho apresenta-nos as provações que enfrentamos por estar ao lado de Jesus, ao lado de uma vida de intimidade profunda. Podemos citar as dificuldades, ou mesmo as perseguições que Tito Brandsma também sofreu.

No sábado fecharemos a semana com uma chave de leitura mariana, mas na passagem de Lucas 11, 28-28, mais do que qualquer outra coisa o louvor dado à Mãe de Jesus, veremos a contemplação da vida que se dá na escuta da palavra e na sua observância. .

Portanto, vivamos bem este momento de oração, vivamos bem a nossa espiritualidade, aprendamos bem com Tito Brandsma na sua mística para aplicá-la nas nossas comunidades, na nossa Igreja que tanto precisa de nós. E se talvez ainda não saibamos bem, não tenhamos medo ou vergonha de pedi-Lo: ensina-nos».

Unamo-nos em oração aqueles que estão vivenciando este momento de aprofundamento da espiritualidade carmelitana, por meio da vida desse Santo querido pela Ordem do Carmo.