Jornada Mundial da Juventude do Panamá terá “Dia Carmelita”

Durante a reunião semestral dos Conselhos O.Carm e OCD, realizada no dia 1º de junho, em Roma, ambos os conselhos foram informados sobre os preparativos para o “Dia Carmelita”, que será celebrado em 28 de janeiro de 2019, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Panamá. As Carmelitas Descalças da Província da América Central e as Carmelitas de El Salvador estão colaborando para este dia.

O “Dia Carmelita” possibilitará aos jovens das paróquias carmelitas, comunidades, escolas, etc., conhecer e compartilhar a internacionalidade e diversidade do carisma Carmelitano e sua espiritualidade.

Encontros e experiência vocacional na JMJ 2016
Encontro de jovens carmelitas na JMJ da Polônia

 

 

 

 

 

 

Pautas da reunião conjunta

Depois de rezar a oração do meio-dia, o prior geral, Frei Fernando Millán Romeral, O.Carm., deu as boas-vindas aos membros do Conselho Geral do TOC e apresentou o programa que segue as reuniões que vêm ocorrendo regularmente há mais de 25 anos.

Para começar, o tema da reunião trienal de ambos os conselhos, que acontecerá em Dublin (Irlanda) de 27 a 31 de maio de 2019, foi definido: “A jornada missionária do Carmelo hoje”. Em vistas disso, um pequeno comitê foi formado por Frei John Keating, O.Carm. e Frei Daniel Chowning, OCD., que terão a responsabilidade de preparar a reunião.

Também foi apresentado o programa do 5º encontro da ALACAR (Associação Latino-americana de Carmelitas) que será realizado em Santo Domingo. O tema deste encontro será “Os mártires de ontem para o Carmelo Latino-americano de hoje” e abordará figuras como Oscar Romero, Tito Brandsma e Edith Stein.

O superior geral, Frei Saverio Cannistra, OCD, relatou algumas questões relacionadas com “Corranos” (a instrução de aplicação recente sobre a vida contemplativa feminina, da CIVCSVA). Um interessante diálogo e uma ampla troca de idéias foram gerados em torno do assunto.

Em seguida, foram compartilhadas as últimas informações enviadas pelo Ir. Fausto Spinelli, OCD, presidente da comissão internacional conjunta, sobre as medidas que estão sendo tomadas com o município de Haifa e as autoridades governamentais correspondentes de Israel para a restauração e manutenção das ruínas do primeiro mosteiro carmelita em Wadi es-Siah, no Monte Carmelo.

Finalmente, os dois conselhos trocaram vários itens de informação sobre os próximos eventos em ambas as ordens. O encontro, realizado em clima de grande fraternidade e alegria, terminou com a refeição da comunidade.

Fonte: CITOC Online