A formação, como educação permanente da fé, é um direito dos leigos(as) e um dever da Igreja, para que possam assumir plenamente a responsabilidade de sujeitos eclesiais, “chamados para crescer, amadurecer continuamente, e, dar cada vez mais fruto, tal como a imagem evangélica da videira e dos ramos” (Jo 15,5 – Exortação Apostólica Christifideles laici, 57).
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Angra Dos Reis (RJ), realizou na comunidade da Igreja do Carmo, uma Formação Paroquial com o palestrante Francisco Orofino, teólogo, escritor, biblista e professor. O encontro teve como tema o Ano do Laicato e aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, com a participação de cerca 150 pessoas, e contou com a presença do Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm. Ainda dá tempo de você participar.
Após as palestras e perguntas dos participantes, os presentes se reuniram para saborear um delicioso caldo, preparado pelos voluntários da Paróquia.
“A Formação com Francisco Orofino foi maravilhosa! Só tenho que agradecer ao Frei Fernando, nosso Pároco, por esta grande oportunidade de capacitação, neste ano dedicado ao Leigo . Muitas reflexões para nós, nesta caminhada de uma Igreja em Saída, de uma Igreja acolhedora. E fica a linda mensagem: ‘As Comunidades formam o rosto de Jesus'”, declarou Conceição Fonseca
Para Eduardo Godinho, que esteve presente nos dias com toda família, numa Igreja em Saída é necessário a capacitação. “O meu muito obrigado ao Orofino, que nos esclareceu sobre o Ano Laicato e o protagonismo de nós leigos na atuação da Igreja”, afirmou.
“Precisamos desta compreensão que nos foi dada pelo assessor Orofino sobre o nosso Batismo para seguir os passos de uma Igreja em saída proposta pelo nosso Papa Francisco”, completou a paroquiana Maria Suelene.
Lúcia Moura também concordou que a Formação foi excelente e disse ainda: “estou embriagada com todos os ensinamentos recebidos de Francisco Orofino. Agora eu entendo perfeitamente o que é uma Igreja em Saída e fico feliz por ver a nossa paróquia no rumo certo”.
Fonte – texto e fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Comentar