Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Live Comemorativa celebrará os 90 anos de Frei Carlos Mesters

Frei Carlos Mesters completará 90 anos de vida no próximo dia 20 de outubro e para celebrar, com júbilo e alegria, realizaremo

s em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) uma live comemorativa pela ocasião do aniversário. A live terá início às 19h e contará com a presença de diversos convidados, entre eles, o canto Zé Vicente.

O evento será aberto a todos e acontecerá através do canal do Youtube e da página do Facebook da Província Carmelitana de Santo Elias.

Conheça a história do Frei Carlos Mesters 

Doutor em Teologia Bíblica, o frade carmelita é um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil e, ao longo dos anos, conquistou o carinho de todos, pois tem como missão ensinar a bíblia com base na realidade, de forma mais popular e assim cativa jovens e adultos de várias gerações.

Jacobus Gerardus Hubertus Mesters nasceu na Holanda, em 1931. Foi este o nome que recebeu na pia batismal. Vinte anos mais tarde, ao receber o hábito da Ordem Carrmelita, já no Brasil, foi rebatizado de Carlos: Frei Carlos Mesters.

Aos 17 anos, o jovem Jacobus Mesters escolheu o Brasil como campo de sua futura atividade missionária.  No dia 6 de janeiro de 1949, festa dos Santos Reis, ele e seu amigo Dom Frei Vital Wilderink, O. Carm, tomaram o navio rumo ao Brasil. Foram duas semanas entre o céu e o mar. No dia 20 de janeiro, o navio lançou âncoras no porto do Rio de Janeiro. Era a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião.

Terminado o noviciado, fez a profissão religiosa no dia 22 de janeiro de 1952.  Cursou a Filosofia em São Paulo e foi fazer a Teologia em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto, em 1954.  Foi consagrado presbítero no dia 7 de julho de 1957 com mais dois estudantes carmelitas: Frei Dom Vital Wilderink, O. Carm, e Frei Paulo Gollarte, O. Carm.

Formou-se em Teologia no Angelicum, Faculdade Teológica dos dominicanos, em 1958. Em ciências bíblicas, formou-se primeiro, no Institutum Biblicum dirigido pelos jesuítas em Roma e, depois, na Escola Bíblica de Jerusalém, dos dominicanos.  Em 1962, voltou a Roma para defender tese junto à Pontifícia Comissão Bíblica. Em 1963, de volta ao Brasil, foi nomeado professor no Curso Teológico dos Carmelitas, em São Paulo.

Em 1967, foi convocado para dar aulas no Colégio Internacional Santo Alberto, em Roma.

Mas, é claro que não podia se conformar em ficar longe do Brasil, por isso, em 1968, deu por encerrada sua colaboração em Roma e voltou, sendo transferido para Belo Horizonte (MG), onde o Convento do Carmo se destacava como um centro de irradiação, um lugar de acolhimento e um ponto de referência.

Foi chamado para lecionar no Instituto Central de Teologia e Filosofia da Universidade Católica, que vivia uma fase de grande efervescência.

No começo dos anos 70, época da ditadura, foi respondendo a muitos pedidos de cursos de Bíblia tanto nas paróquias carmelitas como em outras dioceses, a exemplo de Volta Redonda/RJ, Crateús/CE, Santos/SP, Valença/RJ, Itaguaí/RJ Duque de Caxias/RJ Fortaleza/CE, Recife/PE, etc.

Em 1977, foi mestre de noviços em Angra dos Reis. Em 1982, junto com frei Antônio Muniz ajudou na criação do Noviciado comum em Camocim. A partir de 1987 junto com outros carmelitas, ajudou a criar o INTERCAB CARMELITANO. Ele também foi Conselheiro Geral da Ordem do Carmo.

Frei Carlos Mesters é um grande incentivador da leitura popular da Bíblia através dos Círculos Bíblicos e das Comunidades Eclesiais de Base. É membro fundador do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, que tem como objetivo de difundir a leitura da Bíblia nos meios populares através do método criado por Mesters, conhecido como triângulo hermenêutico, com três vértices em permanente interação: a realidade da pessoa, a realidade da comunidade e a realidade da sociedade.

Além da rica experiência bíblica e grande contribuição, Frei Carlos tem mais de cem livros sobra Bíblia, próprios ou co-autoria.

Atualmente, Frei Carlos Mesters mora no Convento do Carmo, em Unaí (MG).