Mensagem a Família Carmelitana por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo

 

Prezados irmãos e irmãs da Família Carmelitana,

Ao celebrar, neste ano tão singular de 2020, a Solenidade de Nossa Mãe, Irmã e Inspiradora, Nossa Senhora do Carmo, a Província Carmelitana de Santo Elias, hoje, tem a grata satisfação de comemorar, conjuntamente, seus 300 anos de presença na Ordem, na Igreja e na História do Brasil.

Festejando a assim conhecida ‘Festa do Carmo’, não tem como não recordarmos sua aparição a São Simão Stock, no ano de 1251. Naquele ano, a Ordem passava por grandes tribulações internas e eclesiais. Neste ano de 2020, vivemos as aflições do nosso tempo, sobretudo, com esta pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que paira não somente sobre o Brasil, mas sobre o mundo inteiro. Em alguns lugares já se percebe um abrandamento e recuperação de sua voraz destruição, em outros, a contaminação se alastra e ceifa vidas humanas sem distinção de idade, credo e classe social.

A tão oportuna aparição de Nossa Senhora a São Simão está repleta de significados carmelitanos, porém, confiados em sua maternal presença e exemplo na vida de Jesus, Maria está ao lado dos seus filhos, acompanha-os nos seus caminhos como mãe atenciosa, partilha suas alegrias e esperanças, os sofrimentos e angústias. A Aparição da Virgem Maria foi um sinal profético de esperança. Que o seja também para todos nós. Desejo a cada um de vocês e às comunidades que lhes foram confiadas, a mesma esperança que animou a vida dos Carmelitas naquele longínquo ano de 1251.

Celebrar a Virgem do Carmo é motivo de festa e de comunhão, de partilha e de oração com todas as pessoas que inspiram suas vidas em nosso carisma, para construir um mundo mais humano, solidário e esperançoso. Que a Virgem Maria, Senhora do Escapulário, Senhora do Lugar, Mãe da Esperança, ajude-nos a ser fiéis a seu Filho Jesus, cujo Serviço, nos consagramos.

Desejo a todos e todas da grande Família Carmelitana uma Grande e Piedosa Festividade em Honra da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe e Esplendor do Carmelo: Mater et Decor Carmeli.

Rogai por nós, Virgem Bendita.

Oh padroeira dos Carmelitas.

Amém!

Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.

Prior Provincial

Província Carmelitana de Santo Elias