Mensagem de Natal do Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm.

 

A televisão canta “um novo tempo”, as pessoas trocam votos de felicidades para o Natal e o novo Ano; todos aguardam o Réveillon, o despertar de 2019. A liturgia nos introduz no caminho do Advento e nos leva ao Natal do Senhor. É sempre a esperança que bate à porta da humanidade, dos lares e das famílias. Em uma espécie de movimento contínuo, somos sempre conduzidos em um ideal de “crescendo”, como pessoa humana e como cristãos. Neste Natal de 2018, e diante do Ano Novo de 2019, o novo é sempre novo.

Estamos em um encontro esperançoso e de fé com o que vem, na certeza de que Deus, Senhor do tempo e da história, é providente e zela por cada de seus filhos e filhas.
Olhando, porém, ao nosso redor, as ruas de nossas cidades, as notícias da mídia, as súplicas e relatos das pessoas que suplicam nossa assistência, os tantos que vêm ao nosso encontro, as falas dos membros de nossas comunidades, tudo isso nos mostra um cenário preocupante de desemprego, crescente pobreza, instabilidade social, insegurança, incertezas econômicas e políticas. Conservando a realidade ante aos olhos, vem forte no coração do carmelita as palavras de São Paulo, na Epístola aos Romanos:

“Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5, 3-5)

Fiéis às raízes paulinas da nossa espiritualidade, recordando que o Apóstolo Paulo é o autor bíblico mais citado no texto da Regra do Carmo, somos nós carmelitas chamados a ser no Brasil, em nossas comunidades e pastorais sinais de fidelidade e esperança. Como ensina a Epístola aos Romanos, “a esperança não engana”. Voltando-nos para a Regra do Carmo, é Santo Alberto de Avogrado quem nos exorta: “… na tranquilidade e na esperança está a vossa força”.

Como Carmelitas, em sintonia com nossas raízes mais profundas, temos a missão de ser neste novo Ano, neste novo Tempo, sinais de esperança, paciência e tranquilidade. A todos um Santo Natal e um abençoado Ano Novo de 2019.

Fr. Evaldo Xavier Gomes, O.Carm.
Prior Provincial