Missa marca abertura do Capítulo Geral da Ordem do Carmo

 Durante o Capítulo será eleito o Conselho Geral. Acompanhemos os confrades com as nossas orações.

Com a celebração da Santa Missa, votiva ao Espírito Santo, teve início, dia 10 de setembro, os trabalhos do Capítulo Geral dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo – 2019, no Carmelo de Sassone, Roma. O Prior Geral, Frei Fernando Millán Romeral, O.Carm., presidiu a Eucaristia, que foi concelebrada pelos membros do Conselho Geral.

Em sua homilia, o Prior Geral falou sobre a estrutura capitular da Ordem. A Ordem é caracterizada por sua estrutura de capítulos em nível organizacional, espiritual e teológico. O celebrante apontou que, sabendo que a Revelação é um evento dialógico, cuja compreensão cresce através do diálogo, o Carmelo vive por meio de uma espiritualidade de escuta, compartilhamento e discernimento. Expressa nas estruturas fundamentais da Igreja, pressupõe as estruturas de discernimento comunitário. O Capítulo Geral é a mais alta expressão dessa espiritualidade.

“Este projeto carismático só é possível através da ação do Espírito Santo. É Ele quem purifica, renova e nos transforma. Por meio da estrutura capitular, somos chamados a entrar em uma dinâmica real de conversão e transformação autênticas”, disse.

Após a celebração da missa, o Frei Augustin Barbuţ, O.Carm., diretor do Il Carmelo de Sassone, deu as boas-vindas a todos os participantes. Em seguida, Frei Edison Tinambunan, O.Carm., explicou o logotipo do capítulo.

O logo apresenta uma chama que levanta o escudo da Ordem; no centro: o Espírito Santo; as mãos dadas, como sinal da fraternidade; o Monte Carmelo na base, indicando a contemplação. Do outro lado da chama, a frase em latim: “Vos testes Mei” (Is 43, 10).

Confira a homilia:

‘Vós sois minhas testemunhas’ (Is 43,10)

O tema do Capítulo 2019 é ‘Vós sois minhas testemunhas’ (Is 43,10); de geração em geração: chamados a ser fiéis ao nosso carisma carmelita.

Neste tema, são destacados três pontos específicos: a tradição do Carisma Carmelita, o testemunho que os membros da Ordem do Carmo são chamados a dar ao mundo, e o desafio que a Ordem tem para os próximos seis anos.

A análise dos desafios para o próximo sextênio leva em conta a fidelidade ao Carisma; a continuidade com as gerações passadas que ouviram o mesmo chamado; e o desafio de dar testemunho às gerações presentes e futuras.

Participam do Capítulo aproximadamente 100 confrades. Representam a Província Carmelitana de Santo Elias o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm.; o primeiro-conselheiro do governo provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos; e o promotor vocacional da Província, Frei João Paulo Pereira Moraes.