Missas e procissão marcam festa da Padroeira em Angra dos Reis

 

O Domingo (08/12) foi de festa em Angra dos Reis. Os fiéis participaram com fervor das missas e procissão para agradecer e fazer seus pedidos a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Angra dos Reis.

A Igreja Matriz, sob o cuidado pastoral da Província Carmelitana de Santo Elias, esteve lotada durante as celebrações. A Missa Solene, às 10h, que foi presidida pelo bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan, e concelebrada pelo pároco, Frei Fernando Bezerra, contou com a presença de autoridades municipais.

Após a última celebração do dia, por volta das 17h, os fiéis se concentraram na Praça da Matriz, de onde saiu a tradicional procissão. O andor todo florido, com a bela imagem da Imaculada Conceição, seguiu pelas ruas do Centro da cidade, acompanhado dos freis Fernando Bezerra e Valter Rubens, O.Carm.; da banda de música Arthur Sarmento, e das irmandades uniformizadas. Também seguiram o cortejo o Diácono Nei Campos, as festeiras Beatriz dos Santos e Elizabeth Martins, além de muitos fiéis que louvavam e rezavam o terço. Ao final, a imagem voltou para Igreja Matriz sob os aplausos dos devotos, que saudavam com alegria num só coro: “Viva Nossa Senhora”!

Frei Fernando agradeceu a todos que colaboraram para realização da festa: as pastorais que animaram a Liturgia durante a novena, as comunidades que trabalharam na quermesse, as secretarias da Prefeitura de Angra dos Reis, e as pessoas que participaram de toda programação religiosa e, em especial, as festeiras Biá e Beth, como são conhecidas.

“Nossa alegria, certamente, será a alegria de Maria, a Mãe de Jesus e nossa mãe”, repetia Frei Fernando.

Texto e Fotos: Pascom Angra