Natal Solidário: Espiritualidade, fraternidade, alegria e gratidão marcam festas de Natal das obras sociais

O Natal nos convida a ser instrumentos de paz em todos os lugares, levando a esperança aos desanimados, semeando solidariedade e construindo um mundo mais fraterno. É com esse espírito que durante todo o ano de 2021 a Província Carmelitana de Santo Elias manteve projetos e pastorais sociais nos conventos e paróquias sob sua administração. Ao final de mais um ano, chega a hora de celebrar juntos: frades, funcionários, voluntários, beneficiários e seus familiares. É Natal, “nasceu para nós um Salvador, que é o Cristo Senhor”. As celebrações foram cheias de alegria, espiritualidade e solidariedade.

Esse ano, de forma ainda mais especial, as celebrações de Natal nas diversas obras sociais tem uma alegria nova, pois representa um retorno, após um longo tempo de pandemia.

“Há dois anos estamos vivendo esse período pandêmico, e nesse ano de 2021 nós tivemos a alegria de ter esse natal mais próximo das crianças. É muito bom vê-las felizes, brincando, se divertindo… Ver as famílias felizes por ver os seus filhos se divertindo. O Papai Noel tratou a todos com muito carinho, inclusive o colaboradores da São Martinho. Isso tudo nos dá a certeza que o que vivemos nesses últimos tempos vai passar e que nós vamos continuar. Nós da São Martinho temos que lutar para preservar a infância dessas crianças, e tornar essa infância o mais suave possível. Celebrar o Natal na São Martinho é celebrar a esperança!”, disse Valdinei Martins, coordenador da Abordagem da Associação Beneficente.

Vila Kosmos: A alegria do Natal também passou pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A Pastoral Social entregou mais de 60 cestas básicas as famílias assistidas pela paróquia, além de brinquedos para as crianças da região.

Eldorado do Sul: a Paróquia Nossa Senhora Medianeira também celebrou o Natal Solidário. As famílias receberam doações e as crianças aproveitaram um dia de brincadeiras.

Lapa: duas ações de Natal marcaram as comemorações de fim de ano da São Martinho. A primeira foi a tradicional festa de Natal paras crianças beneficiárias da instituição, que aconteceu na última quinta-feira, 16/12. O evento foi marcado pela realização de atividades, brincadeiras e entrega de muitos presentes para os pequenos.

A segunda ação foi voltada para a população de rua da região. Uma ceia de natal foi elaborada, em parceria com o projeto Covid Sem Fome e a UNISUAM, com o objetivo de dar a todos a oportunidade de realizar uma refeição em celebração ao nascimento de Jesus Cristo. Dezenas de pessoas se reuniram nas mesas colocadas na quadra da São Martinho para poder desfrutar desse momento.