A grande festa em honra a Santa Carmelita, padroeira do noviciado, foi celebrada no seu dia, 25 de maio, sendo precedida pela realização de um Tríduo.
É sempre uma grande graça celebrar o padroeiro de um lugar, ou grupo, principalmente quando este santo ou bem-aventurado é um membro de sua própria família. Assim, o noviciado carmelitano da Província de Santo Elias, em Mogi das Cruzes, se revestiu dessa grande felicidade e graça ao celebrar no dia 25 de maio sua Padroeira, a grande santa florentina, Santa Maria Madalena de Pazzi. Carmelita do século XVI, ela ainda não ganhou popularidade em nosso país, mas sua vida de total entrega a Deus é digna de ser imitada, para assim se chegar ao cume do Monte, que é o próprio Cristo.
>>> Conheça a vida de Santa Maria Madalena de Pazzi
Para homenageá-la e melhor preparar a comunidade para a Festa em honra à santa, foi realizado um Tríduo, que teve início na terça-feira (22/05), e término na quinta-feira (24/05), sendo celebrado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes. Nesses dias, a programação era iniciada com a recitação do santo terço, às 19h, seguida de missa e orações próprias do Tríduo.
No primeiro dia, Frei Carlos Mesters, O. Carm., presidiu a Santa Missa, destacando a humanidade desta santa carmelita. No segundo dia, a Eucaristia foi presidida pelo mestre de noviços, Frei Marcelo de Jesus Maciel, O.Carm., e concelebrada pelo vice-mestre Frei Marcelo Amaral de Aquino, O.Carm., destacando-se pontos essenciais da Regra do Carmo na vida da santa florentina.
No terceiro e último dia do Tríduo, a Santa Missa foi presidida por Frei Marcelo Aquino e concelebrada por Frei Marcelo de Jesus, acentuando-se a vida de silêncio da santa, apecto essencial da vocação carmelita.
A grande festa em honra a Santa Carmelita, padroeira do noviciado, foi celebrada no seu dia 25 de maio, sendo a Santa Missa presidida por Frei Marcelo de Jesus e concelebrada por Frei Marcelo Aquino. Na ocasião, destacou-se a mística da santa, grande tesouro escondido da Ordem do Carmo. A celebração foi finalizada com bênção solene com a relíquia de Santa Maria Madalena de Pazzi, que fica na capela do Noviciado. Após a missa houve um momento para a veneração da relíquia pela assembleia.
Texto de:
Frei Luis Miguel dos Santos Lima, noviço
Frei João Wanderson Oliveira Ossola da Cruz, noviço
Fotos: Arquivo Noviciado
Leia também:
http://carmelitas.org.br/index.php/2018/05/25/santa-maria-madalena-de-pazzi-rogai-por-nos/
Comentar