Noviciado Provincial recebe freis venezuelanos

 

Na tarde do dia 10 de fevereiro, a comunidade do Noviciado Provincial Santa Maria Madalena de Pazzi recebeu três noviços da Venezuela, que fazem parte da Província Bética da Espanha. Os noviços foram trazidos pelo Padre Comissário, Frei Santos Martinez, O.Carm., para estudarem no Brasil. São eles: Frei Horacio Antonio Vargas Caceres, Frei  Maicon José Cueto Chourio e Frei Ecson Gabriel Ramirez Alvarez.

Uma Santa Missa marcou a acolhida dos novos noviços. Antes, os jovens postulantes viveram um ritual tradicional na Ordem do Carmo: bateram na porta do convento e solicitaram sua entrada. Ao serem questionados pelo Padre Comissário, – que se encontrava com os outros frades no interior do prédio –, sobre o que solicitavam, eles responderam que queriam experimentar por um ano a vida e a espiritualidade da Ordem do Carmo. Ao serem acolhidos, seguiram junto com os frades para a capela, cantando músicas da espiritualidade carmelitana. Na capela, o hábito que receberam foi abençoado e lhes foi imposto. Depois, receberam uma cruz  sem o Cristo crucificado. O Mestre de Noviços, Frei Marcelo de Jesus, O.Carm., que foi o responsável pela entrega, explica o significado dessa cruz:

“Significa que nos momentos da vida religiosa carmelita, não só no noviciado, mas tem toda a vida religiosa, nós que vamos estar no lugar do Crucificado. Nos sofrimentos e desafios, nós vamos nos colocar no lugar de Jesus.”

>>> Seja um carmelita

Esta é a primeira vez que a Província Carmelitana de Santo Elias recebe em seu noviciado freis venezuelanos para formação. Segundo Frei Marcelo, já houve, entretanto, outra experiência de intercâmbio há dois anos, quando foram recebidos dois freis colombianos no Convento São Nuno.

Agora a turma de 2019 do Noviciado Santa Maria Madalena de Pazzi está completa. No dia 20 de janeiro já havia acontecido o ingresso dos noviços da Província: Frei José Agnaldo Sarmento, Frei Lucas Bessa Aguiar e Frei Marcelo de Assis Freitas.

>>> Lembre como foi o ingresso dos noviços brasileiros

O Noviciado é um tempo de formação que compreende o período de um ano, como estabelece as diretrizes do Código do Direito Canônico e tem por objetivo conformar o vocacionado ao carisma, conforme afirma o Cânon 646: “O noviciado, com o qual se começa a vida no instituto, destina-se a que os noviços conheçam melhor a vocação divina, a vocação própria do instituto, façam experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e o coração e comprovem sua intenção e idoneidade”.

Confira as fotos: