O 2020 da Província Carmelitana de Santo Elias

 

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que os frades carmelitas reorganizassem e readaptassem todas as ações e trabalhos já planejados para o ano de 2020. Repensar a missão, os serviços e as estruturas demandou muito mais esforço dos religiosos que, mesmo em meio à pandemia, trabalharam com mais entusiasmo e esperança pelo bem da Província Carmelitana de Santo Elias, de suas comunidades, paróquias e de todo o povo de Deus.

Capítulo Provincial

A Província Carmelitana de Santo Elias iniciou 2020 realizando seu Capítulo Provincial de 27 a 31 de janeiro, na casa de retiros Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão (SP). A Missa de abertura foi presidida pelo Prior Geral, Frei Míceál O’Neill, O.Carm., que destacou, em sua homilia, temáticas do Espírito Santo, da comunicação, da luta contra a divisão, da escuta atenta aos irmãos e da verdade. Além do Prior Geral, o novo Conselheiro para as Américas, Frei Luis José Maza Subero, O.Carm., também participou do encontro que reuniu, ainda, os freis da Província. Durante o Capítulo também foi eleita à nova diretoria que governará a Província Carmelitana de Santo Elias nos próximos três anos. Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., foi eleito como Prior Provincial. Também foram eleitos os conselheiros: Frei Alberto Fernandes Souza, O. Carm.; Frei Alan Fábio Soares Lima, O. Carm.; Frei Fernando Bezerra Leite, O. Carm.; e Frei Rothmans Darles de Campos, O. Carm.

Abertura do Ano Acadêmico

Uma celebração Eucarística, no dia 6 de março, marcou a abertura do ano acadêmico na casa de formação do Planalto, Convento Santa Benedita da Cruz, casa de formação dos frades jovens, estudantes de Filosofia e Teologia. A Santa Missa foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, O.Carm., e concelebrada por: Frei Jerry de Souza, O.Carm., formador dos frades estudantes; Frei Vicente Maciel, O.Carm., Prior e formador do Convento São Nuno (Postulantado); Frei Rivaldave Paz Torquato, O.Carm.; Frei Gilvander Moreira, O.Carm.; e Padre Francisco Taborda, SJ. Participaram, além dos frades estudantes, alguns postulantes, irmãs carmelitas, religiosos de outras ordens e leigos. Após a Missa, o teólogo Padre Francisco de Assis Costa Taborda, SJ, ministrou uma conferência sobre o tema: “Eucaristia, sacrifício memorial da Páscoa do Senhor”.

Carmelitas em Saída

Em comunhão com o Papa Francisco e atentos à sua exortação sobre a possibilidade e o risco de que o vírus da ‘indiferença egoísta’ atinja a humanidade, os freis da Província Carmelitana de Santo Elias testemunharam ao longo de 2020 que ‘a misericórdia não abandona quem fica para trás’ e abriram as portas de suas paróquias e comunidades para acolherem aqueles que mais precisavam. Ainda no mês de abril deste ano, mais de uma tonelada e meia de alimentos já haviam sido distribuídos por iniciativas administradas pelos frades carmelitas. Em atenção a grave crise social que assola nosso país e todo o mundo em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os religiosos ressaltam a importância de todos se abrirem a solidariedade também em 2021, para que a Província mantenha o atendimento as necessidades dos beneficiários e suas famílias, principalmente aquelas mais básicas como comida, material de higiene, apoio social, psicológico e espiritual.

Escola Maria Montessori

Em 16 de julho de 2020 a Escola Maria Montessori, situada em Brasília (DF), completou 50 anos de existência. Fundada em 1970, a instituição iniciou seu trabalho com a Educação Infantil e, em 2002, expandiu sua oferta também para o Ensino Fundamental I, possuindo atualmente turmas do Maternal I ao 5º ano. O sistema de ensino aplicado encontra-se nos fundamentos da Metodologia Montessoriana, criada pela renomada pedagoga italiana, Maria Montessori. Nele, o aluno possui maior liberdade para escolher seu trabalho, se mover por conta própria e ser responsável por seu progresso e por sua aprendizagem. Com o slogan ‘Motivando Para Realizar’, há cinco décadas a Escola Maria Montessori é um grande berço de formação em todas as áreas da vida: pessoal, profissional e religiosa. Com um sistema que permite o pleno crescimento e amadurecimento da pessoa humana, a instituição concretiza a missão dada aos Carmelitas ao receberem o patrimônio da Província, de sempre investir na educação de crianças e jovens, fazendo com que cresçam e se desenvolvam em plenitude, sendo cidadãos éticos preparados para os desafios da vida e cientes do seu papel na sociedade.

Festa do Carmo 2020

Com manifestações de fé e amor à Virgem Santíssima, devotos e fiéis celebraram, com grande alegria e entusiasmo, no dia 16 de julho, a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. A ocasião marcou também a comemoração dos 300 anos da ereção canônica da Província Carmelitana de Santo Elias, que testemunha, há três séculos, a jovialidade e a vitalidade do Carmelo. Missas, novenário, carreata e transmissões online marcaram os festejos em todas as comunidades carmelitanas que compõem a Província nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul. Além de participar da Santa Missa, os fiéis puderam realizar atos de devoção e receber a imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, dando testemunho público de sua fé não só presencialmente nos conventos, igrejas e paróquias, mas também através das redes sociais. Todos os protocolos solicitados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas autoridades civis, no combate ao novo coronavírus (Covid-19), foram realizados pelos frades da Província em suas respectivas comunidades visando sempre o cuidado, a saúde e o bem-estar de todos os fiéis. Nesse ano, de modo muito especial, os carmelitas pediram a Nossa Senhora do Carmo para que Ela interceda ao Sagrado Coração de Jesus pelo fim da pandemia que tem atingido e trazido tanto sofrimento para o povo.

Ação de Graças pelos 300 anos da Província

No dia 20 de julho, a Família Carmelitana e todo o povo de Deus celebraram a Solenidade de Santo Elias e os 300 anos de ereção canônica da Província Carmelitana dedicada ao pai inspirador do Carmelo. O Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., presidiu a Santa Missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro (RJ), com transmissão, ao vivo, pelas redes sociais. Concelebraram, o Terceiro Conselheiro e pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm.; o Promotor Vocacional, Frei Marlom Francis, O.Carm.; e o Reitor da Igreja, Frei Eduardo Ferreira, O.Carm. A Eucaristia contou, ainda, com os serviços do Frei Bruno Schröder, O.Carm., Delegado para a Ordem Terceira e Diretor da Associação Beneficente São Martinho. Ainda durante a celebração, os frades carmelitas realizaram a ‘Benção dos Pães’ e os distribuíram aos colaboradores da Província Carmelitana de Santo Elias que participaram da Santa Missa, seguida de um almoço comemorativo no Salão da Igreja. Em todas as Comunidades Carmelitanas a Solenidade de Santo Elias e os 300 anos de ereção canônica da Província foram celebrados liturgicamente e com grande alegria.

Luto

Foi com pesar que, neste ano de 2020, a Província Carmelitana de Santo Elias comunicou o falecimento de duas grandes referências para a Família Carmelitana. Frei Tadeu Passos Camargo, O.Carm., fez sua páscoa definitiva no dia 8 de agosto, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, em decorrência de problemas cardíacos. Frei Martinho Ferreira da Silva Cortez, O.Carm., retornou à Casa do Pai no dia 4 de setembro, em Mogi das Cruzes, vítima da Covid-19. Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno e brilhe para eles a Vossa luz!

Formação Permanente

Os frades da Província Carmelitana de Santo Elias participaram, no dia 21 de outubro, do Encontro de Formação Permanente promovido pela instituição. Ministrada virtualmente pelo Prof. Dr. Rivaldave Paz Torquato, mais conhecido como Frei Riva, O.Carm., do Comissariado Geral dos Carmelitas do Paraná, a conferência trouxe como tema “Da ausência de Deus à Pastoral do Consolo”, com o objetivo de refletir e encontrar respostas, a partir da espiritualidade carmelitana, aos conflitos existenciais vividos pelo povo de Deus neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Traçando um caminho bíblico desde o livro de Gênesis até a Ressurreição, Frei Riva apresentou aos frades momentos em que o povo da bíblia vive a experiência da ausência de Deus. Ele ressaltou a importância de estarmos atentos para perceber a presença do Pai também nos momentos de dor e sofrimento, e destacou que “as formas ordinárias e convencionais da manifestação de Deus não são absolutas”. Por fim, Frei Riva concluiu sua fala recordando as palavras do Papa Francisco durante o Capítulo Geral da Ordem dos Frades da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, em 2019: “A contemplação seria passageira se fosse reduzida a êxtases e arrebatamentos, que nos distanciam das alegrias e preocupações das pessoas. Cuidado com o contemplativo não compassivo! A ternura de Jesus ajuda-nos a aproximar-nos das feridas do Corpo de Cristo, que, hoje, são visíveis nos irmãos despojados, humilhados e escravizados. Precisamos de uma revolução de ternura, que nos torna mais sensíveis diante da obscuridade da vida e das tragédias da humanidade”.

Ordenações

No Jubileu de seus 300 anos, a Província Carmelitana de Santo Elias apresentou mais quatro freis que foram confirmados pela Igreja e receberam, na Solenidade da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro, os graus do Sacramento da Ordem. Foram ordenados presbíteros os freis Carlos André Bezerra de Lima, O.Carm.; Juliano Luiz da Silva, O.Carm.; e William Pereira Barboza, O.Carm. Recebeu o grau do diaconato frei Bruno Castro Schröder, O.Carm. A cerimônia, realizada na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista (SP), foi presidida pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes (SP), Dom Pedro Luiz Stringhini, e concelebrada pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., conselheiros e demais religiosos presentes.

Cultura Midiática

A Província Carmelitana de Santo Elias reconhece que a cultura midiática tem marcado as grandes transformações que o mundo vive na contemporaneidade. A instituição deseja, através dos meios de comunicação, testemunhar a alegria da vida consagrada no carisma carmelita e, por isso, promoveu diversas iniciativas ao longo deste ano nas mais diferentes plataformas digitais, para que mais pessoas fossem atingidas pela mensagem do Evangelho e os jovens alcançados pela experiência do Carmelo. Foram produzidos: textos, artes, posts, fotos, vídeos, revistas, lives, encontros vocacionais, entre outras iniciativas, com o objetivo de “viver no obséquio de Cristo e a Ele servir com coração puro e em boa consciência” também pelos meios de comunicação.