Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Espiritualidade Carmelitana: O Carmelo é cristocêntrico

A primeira característica do Carmelo é que somos cristocêntricos. Carmelo é antes de mais nada seguir Jesus Cristo.

regra de Santo Alberto descreve o propósito de nossa vocação. Ele diz: “Muitas e variadas são as maneiras pelas quais nossos santos predecessores estabeleceram, como todos, qualquer que seja sua posição na vida ou tipo de observância religiosa escolhida, devem viver uma vida de lealdade a Jesus Cristo, de puro coração e reta consciência, devemos ser inabaláveis ​​a serviço de nosso Mestre”.

Os carmelitas vivem uma vida de lealdade a Jesus Cristo, a quem a regra carmelita chama: ‘nosso único Salvador’ (capítulo 19).

Embora o Carmelo seja uma Ordem Mariana, nós, carmelitas, nunca tiramos os olhos de Jesus Cristo.

Os primeiros carmelitas chegaram à Terra Santa atraídos pelos lugares onde Nosso Senhor havia morado. Eles queriam ler os Evangelhos, viver os Evangelhos naquela terra. Eles queriam ver o que seus olhos tinham visto e pôr os pés nos caminhos por onde Ele andara. Penso que a Terra Santa ainda é, e sempre será, um lugar muito especial para os carmelitas. Os carmelitas são profundamente interiorizados em nossa abordagem a Jesus Cristo. Santa Teresa nos diz no Castelo Interiorlivro 6, capítulo 7: ‘Que mesmo nas alturas da vida espiritual não podemos deixar para trás nosso foco na humanidade de Jesus Cristo’.

A espiritualidade carmelita enfatiza a humanidade de Jesus Cristo. A humanidade de Cristo é muitas vezes incompreendida hoje. Muitas pessoas boas compram a heresia monofisita que percebeu Jesus tão divino que sua natureza humana foi ofuscada por sua divindade. No entanto, essa não é a fé da nossa Igreja.

A fé de nossa Igreja Católica celebra duas naturezas em uma pessoa, Jesus Cristo. Jesus tem uma natureza divina exatamente igual à do Pai, e uma natureza humana exatamente igual à nossa. Essas duas naturezas permanecem intactas e distintas. Uma não absorve ou elimina a outra de forma alguma. Santa Teresa nos aconselha que a humanidade de Cristo seja uma fonte constante de nossa meditação. Deveríamos nos concentrar em seus medos no jardim, enquanto ele lutava para ser fiel à vontade de seu Pai.

Devemos focar em sua perplexidade que ele tenha sido obediente à vontade de seu Pai, mas sua fidelidade não levou à glória, mas à vergonha – ou assim pareceria naquela sexta-feira. Deveríamos nos concentrar no sentimento de abandono de seus amigos. Devemos nos concentrar na prova de fé que Ele sofreu em sua paixão.

Precisamos saber que o autor da Carta aos Hebreus nos diz que Cristo foi tentado de todas as maneiras que somos, e precisamos saber como Paulo nos diz na Carta aos Filipenses que Ele não considerava sua igualdade com Deus algo a que se agarrar, mas ele se esvaziou assumindo a natureza de um escravo nascido homem.

Para entender nossa vocação como Carmelitas, precisamos nos identificar com Jesus, enquanto Ele fica no deserto por quarenta dias para descobrir o plano de seu Pai para Ele.

Precisamos ir com Ele até a montanha para passar a noite em oração.

Precisamos ir com Ele para o lugar solitário onde nós, como Ele, podemos procurar nossas vidas para ver se ainda estamos no caminho da vontade de Deus, o Pai.

A humanidade sagrada de Cristo, sem pecado como era, mas cercada por todas as outras condições humanas e até tentada, tentada muito mais que nós, ao pecado. A humanidade de Cristo é o fôlego da nossa vida, pois na sua humanidade sagrada está o caminho para a nossa salvação. Como os Pais da Igreja nos ensinam, Deus se tornou humano para que possamos nos tornar Deus. Na humanidade de Cristo, vemos nosso convite para compartilhar sua divindade.

Este é o fim, o objetivo do Carmelo, como o fim da vida cristã em geral: É a transformação em Cristo que podemos compartilhar a divindade daquele que se humilhou para compartilhar em nossa humanidade.

É por isso que a regra de Santo Alberto o chama: ‘Nosso Único Salvador’ (capítulo 19). Nós nunca tiramos os olhos dele. Nunca colocamos nossos pés em outro caminho que não o dele. Caminhamos atrás dele na companhia de Maria, sua mãe, e com os outros discípulos, mas corremos atrás dele e dele apenas. Como a mulher com hemorragia, agarramos a bainha de suas vestes para nossa salvação.

 

Fonte: Fr. Patrick Thomas McMahon, O.Carm., É um frade carmelita dos Estados Unidos. Especialista em Espiritualidade Carmelita desde a Idade Média até os dias atuais. Ele serviu sua província como Delegado Provincial do Laicato Carmelita e a Ordem como chefe de sua academia em Roma, o Institutum Carmelitanum. Este artigo foi impresso pela primeira vez nas revistas Carmelo in the World Assumpta.