O Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Neste ano de 2021, celebramos a 41° edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

São quarenta e um anos de vida mariana, onde o povo acorreu a Maria para estar mais perto de Jesus Cristo. Os círios refletem sempre algum tema para a nossa vida de seguidores e de seguidoras de Jesus Cristo, geralmente ligados à Campanha da Fraternidade.

Neste ano nós meditamos: Ó Maria e José, fortalecei-nos na unidade da paz em Cristo.

O círio é mariano, possuindo as suas raízes na visão mariana, da pessoa de Maria que aceitou o plano de Deus de que ele geraria na carne, o Filho de Deus. Desta forma ela fez a Vontade do Pai. Nós incluímos a figura de São José, pai adotivo de Jesus Cristo e chefe da Sagrada Família.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma devoção bonita, expressiva do povo de Deus em relação à mãe do Senhor. É uma demonstração pública do amor de Deus por meio de Maria que vai se perpetuando sempre mais em nossos lares e nas vidas das pessoas. Ele agrupa milhares de peregrinos provenientes de diversas partes da região e do Brasil de modo que as pessoas vivem momentos de graça e de louvor ao Deus Uno e Trino. O Círio aponta à imagem de nossa Senhora de Nazaré na qual o Estado do Pará é muito forte, próximo do povo peregrino. O Círio é a grande multidão de fiéis que honram a Mãe do Filho de Deus, com alegria e com amor.

O Círio é uma palavra latina cereus, cujo significado é uma grande vela usada no sábado santo, para aludir à presença de Jesus Cristo ressuscitado entre os mortos. Ele é o eterno vivente, o vencedor da morte, o fogo novo para a vida da Igreja e do mundo.

É Círio outra vez

​O mês de outubro, conhecido como o mês missionário na Igreja no Brasil, é também para o nosso povo, o mês do Círio. É claro que com a pandemia não é possível ainda fazer a caminhada nas ruas, porque o vírus pode circular entre as pessoas, ainda que a vacina já esteja bem adiantada para o nosso povo, sobretudo com os pobres e com os simples. Mas o fato comum, bem expressivo, bonito é de ver uma multidão que vai às ruas, honrar a Nossa Senhora de Nazaré. É um fenômeno de religiosidade popular muito forte, alegre, devocional. Por isso o povo costuma dizer que é Círio outra vez, é mais um ano de alegrias e de muito amor à Maria e ao seu Filho, Jesus Cristo.

​Rainha da Amazônia

​No Círio de Nazaré, Maria é vista como a Rainha da Amazônia. Nós estamos numa região muito importante de evangelização, de pessoas que deram as suas vidas por causa do Reino de Deus, de muitos mártires, de pessoas simples e pobres, de águas, de florestas, de povos indígenas, povos dos campos e das cidades. Nós a temos como a Rainha da Amazônia para que esta região não seja tão cobiçada pelos interesses dos políticos, do agronegócio, do capital internacional. A Rainha da Amazônia conduza os nossos povos nos caminhos para o bem, a justiça, o amor ao Senhor Jesus Cristo e a todo este povo maravilhoso que o Senhor confiou a todos nós.

 

Fonte: Vatican News