O Papa Francisco e o Vaticano incentivam católicos a participarem do Tempo da Criação

O Papa Francisco e o Vaticano estão convocando todas as pessoas católicas a participarem do Tempo da Criação ecumênico, que começa 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e encerra 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis.

Em uma carta, o Monsenhor Bruno-Marie Duffé, Secretário do Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento humano integral, convidou calorosamente a família católica global para “unir-se à família ecumênica na celebração do Tempo da Criação,” a celebração anual de oração e ação pela nossa casa comum.

“Peço humildemente a vossa ajuda na promoção deste importante momento nas vossas paróquias e comunidades locais,” Mons. Duffé escreveu.

“Também encorajamos os bispos e órgãos eclesiais a fazerem declarações para aumentar a conscientização sobre o Tempo da Criação, ajudando os fiéis a perceberem que ‘viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa’” (LS 217).

Duffé ainda destacou como este próximo tempo ecumênico será um “momento fundamental para as comunidades católicas levantarem a voz pelos mais vulneráveis e se mobilizarem juntos diante de duas cúpulas importantes.”

Após o Tempo da Criação, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP26) e a Convenção da ONU sobre Biodiversidade (COP15) serão realizadas.

Duffé escreveu: “vos convido para que participem das iniciativas de mobilização como a Petição Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis exigindo uma ação ousada para proteger a criação, além de outras iniciativas que clamam por novos caminhos juntos.”

Nos últimos dois anos, o Papa Francisco iniciou esse tempo com uma forte mensagem  papal, encorajando católicos e católicas a organizarem eventos e proteger a criação de Deus. Ele também encerrou esse tempo nos últimos dois anos agradecendo os cristãos e cristãs ao redor do mundo por seus esforços.