No dia 13 de maio a Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima, por ter sido o dia da sua primeira aparição às crianças: Lúcia, Jacinta e Francisco. Em 13 de maio de 1917, a Virgem de Fátima apareceu a eles, abriu suas mãos e comunicou aos três uma luz divina muito intensa. As crianças caíram de joelhos e adoraram a Santíssima Trindade e o Santíssimo Sacramento. Depois, a Virgem assinalou: “Rezem o Rosário todos os dias para alcançar a paz no mundo e o fim da guerra”.
Você sabia que existe uma íntima ligação entre a aparição de Nossa Senhora do Carmo a São Simão Stock e a de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos e entre as devoções do Escapulário e do Rosário? Nestas aparições, a Virgem Maria deixou-nos os auxílios dessas devoções, que sob estes dois títulos marianos quer nos dar.
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo e o Santo Rosário da Santíssima Virgem são devoções antigas, que remontam a Idade Média. Estas devoções, ao Escapulário e ao Rosário, que marcam essas aparições da Virgem Maria, são ainda hoje muito queridas por ela para os seus filhos, servos, consagrados. Pela divina providência, estas devoções foram unidas por Nossa Senhora como um auxílio nas dificuldades, especialmente para os tempos difíceis que vivemos.
>>>Leia mais sobre o Escapulário
Na última aparição de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, em 13 de Outubro de 1917, a Virgem Maria liga a espiritualidade do Escapulário com a do Rosário. Logo depois da aparição, surgiram aos três videntes várias cenas: na primeira, ao lado de São José e tendo o Menino Jesus ao colo, a Virgem de Fátima apareceu como Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, junto com Nosso Senhor afligido de dores a caminho do Calvário, surgiu como Nossa Senhora das Dores. Por fim, “gloriosa, coroada como Rainha do Céu e da Terra, a Santíssima Virgem apareceu como Nossa Senhora do Carmo, tendo o Escapulário à mão”. A este respeito, perguntaram a Lúcia em 1950: Por que Nossa Senhora apareceu com o Escapulário nas mão? Irmã Lúcia respondeu: “É que Nossa Senhora quer que todos usem o Escapulário”, respondeu ela.
Fátima é uma confirmação das antigas devoções do Rosário e do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, ambas vindas da Idade Média, quando o amor por Ela impregnava toda a vida do cristão. Na Santíssima Virgem Maria, todos encontravam o mais elevado ideal de beleza. Nos voltemos com amor e devoção a estas devoções do Escapulário e do Rosário, que tanto santificaram, e continuam santificando, os fiéis da Igreja. Usemos com fé e devoção o Escapulário e rezemos com fervor e confiança o Santo Rosário. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Leia Também:
>>>Escapulário de Nossa Senhora do Carmo: Uma reflexão pastoral e espiritual
Fonte: Site Ordem do Carmo de Portugal, ACI Digital e Blog Canção Nova.
Comentar