O Vaticano aprovou um novo calendário litúrgico para a Ordem

O Vaticano aprovou um novo calendário litúrgico para a Ordem. A Ordem foi notificada em 18 de novembro de 2021 pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O calendário foi aprovado e assinado pelos responsáveis ​​da congregação no dia 6 de novembro de 2021, festa de São Nuno Álvares Pereira.

Pe. Michael Farrugia, o procurador geral da Ordem, escreveu uma carta à Ordem explicando as mudanças. Esta carta e o novo calendário, bem como alguns documentos que a acompanham, estão agora publicados no site da Ordem.

Algumas modificações foram feitas no Calendário Adequado de 1972, que está em uso até agora. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos revisou os níveis e as datas das celebrações de acordo com as normas de 1999.

O novo calendário está dividido em duas partes: a primeira destina-se às celebrações de toda a Ordem, enquanto a segunda é um Anexo, às celebrações destinadas exclusivamente às áreas locais.

Na primeira parte são indicadas as datas e níveis das celebrações: solenidade, festa e memória obrigatória.

Alguns ‘memoriais opcionais’ foram transferidos para o Apêndice, enquanto anteriormente podiam ser celebrados em toda a Ordem. Agora eles são permitidos em certas regiões.

CONFIRA O CALENDÁRIO