No último sábado (15), a Ordem Terceira do Carmo de Itu, São Paulo, viveu um momento histórico de renovação e fortalecimento. Durante a Santa Missa presidida pelo Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo, Frei Petrônio de Miranda, O. Carm., 10 noviços e 9 postulantes foram admitidos ao sodalício local.
Com 317 anos de história, a comunidade carmelitana de Itu enfrentou desafios nos últimos anos, agravados pela pandemia e pelo afastamento de membros idosos e enfermos. No entanto, a chegada do Frei Antônio Bento, O. Carm., como reitor da Igreja do Carmo, juntamente com o apoio da Comissão Provincial, impulsionou um processo de revitalização.
O rito da vestimenta do hábito carmelita, realizado durante a celebração, foi marcado por forte emoção e simbolizou o renascimento da devoção carmelitana na cidade.
Na celebração estavam presentes também os representantes de Sodalícios de Limeira, Sorocaba, Campinas, Osasco, Mogi das Cruzes e da Basílica do Carmo. Também participaram os Freis Jerry, de Mogi das Cruzes, além dos Freis Alonso e Antônio Bento, de Itu. Mesmo ausente na celebração, o Frei Clóvis, O. Carm., enviou uma mensagem de esperança e incentivo aos novos membros da Ordem Terceira.
O aumento na procura pelo sodalício reflete o novo momento da comunidade, que vê a espiritualidade carmelitana ganhar força e atrair mais fiéis.
Comentar