No dia 20 de outubro, às 19h, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí, celebrou uma missa em ação de graças pelos 90 anos do Frei Carlos Mesters, O.Carm.
A Santa Missa foi presidida pelo Frei Carlos e concelebrada pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm e pelos confrades carmelitas Frei Eduardo, Frei Márcio, Frei Alberto, Frei Geraldo e Frei Reinaldo.
Na homilia, Frei Carlos agradeceu a Deus e ao povo.
“Faz 90 anos que eu nasci e hoje estamos celebrando todo este tempo. Agradeço por 4 coisas: por ter nascido, por ser frade carmelita, por ter vindo ao Brasil e por ter estudado a Bíblia. Noventa anos não é pouco, mas sinto como se fosse pouco.”
Frei Carlos também fez uma reflexão da primeira leitura.
“Acabamos de ouvir três leituras: profeta Elias, Salmo muito bonito e a leitura do Evangelho que fala da alegria do povo simples e pobre que estava entendendo a Boa Nova. Nesta leitura, Profeta Elias está busca de Deus, estava dentro da gruta, como nós também ficamos muitas vezes. Elias sai da gruta para procurar Deus, primeiro ouve um terremoto, depois uma tempestade, depois um raio e Deus não estava neles. Mas, antes, eram os sinais de que Deus se manifestava, então Elias sai da gruta e não vê a mesma imagem de Deus de sempre e fica se perguntando onde está Deus? Então, Elias sente uma brisa leve e cobre o rosto, este era o sinal de quem ele experimentou Deus na brisa leve. Deus se comunica de diferentes formas ao longo dos tempos. Quando éramos crianças percebíamos de um jeito, hoje é de outro jeito. Cada um pode analisar como eu imaginava Deus e o que mudou em mim agora. Vamos refletindo e comunicando a nova imagem de Deus, a linguagem de Deus nos tempos de hoje”, refletiu.
Ao final da celebração, Frei Adailson deixou uma mensagem de toda a família carmelitana para o aniversariante.
“O senhor agradece por ser frade carmelita, mas quem ganha este presente somos todos nós, é a Ordem do Carmo, é a Província Carmelitana de Santo Elias, é a Igreja. Ganhamos este presente quando aos 17 anos o senhor escolhe ter o Brasil como sua pátria. A Província é profundamente grata a Deus pela sua vida, pelo seu exemplo, pela sua forma e maneira de traduzir a Palavra de Deus e nos ajudar a viver esta Palavra. Com a sua humildade, testemunhar o amor de Deus em meio ao povo e mesmo com 90 anos não se retém e vai ao encontro do povo, traduzindo tão bem a missão do carmelita”, disse.
Após a celebração, houve uma comemoração com bolo e muita festa para homenagear Frei Carlos Mesters.
Comentar