Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Mogi das Cruzes (SP) tem curso para leitores

 

Um curso para formação de leitores e comentaristas foi realizado no dia 18 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP). Ministrada pela irmã paulina Helena Corazza, a formação abordou, entre outros pontos, a diferença entre leitura e proclamação da Palavra, bem como os elementos que compõe a comunicação durante a liturgia: o espaço sagrado, a comunidade e o presidente da celebração.

A religiosa explicou aos presentes que o leitor numa liturgia não faz simplesmente uma leitura cursiva, mas coloca-se a serviço de Jesus Cristo, que usa a voz, o olhar e os gestos daquela pessoa para comunicar-se pessoalmente com a assembleia reunida para celebrar. O mistério de Deus, portanto, passa pela humanidade do leitor quando este se coloca como instrumento para a proclamação da Palavra.

“A Palavra do Senhor é uma Palavra viva, que se atualiza e pode transformar a vida de cada um e da comunidade que celebra a Liturgia. Na Liturgia da Palavra, Jesus Cristo é o centro. É Ele que nos fala por seu Espírito e após cada celebração somos enviados por Ele para sermos suas testemunhas vivas “, disse Irmã Helena.

Durante o curso houve também um momento prático, no qual os participantes puderam aprender alguns exercícios de articulação das palavras e de respiração.

A partir da realização dessa formação, a Paróquia estuda a possibilidade de instituir o Ministério dos Leitores.

Livro roteiro do curso

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Pascom