A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos (RJ), celebrou hoje (08/06), às 7h, a missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Predidida por Frei Silvio Ferrari, O.Carm., a Eucaristia foi marcada pela bênção e imposição das fitas aos novos zeladores do Apostolado da Oração. Em preparação para essa celebração, a comunidade paroquail rezou o Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus nos dias 5, 6 e 7 de junho.
Além de ser um dia dedicado a oração pela santificação do clero, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma data muito especial para os membros do Apostolado da Oração (A.O.). A finalidade do Apostolado é a santificação pessoal e a evangelização das famílias, com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do Apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da Palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja.
A espiritualidade do A.O. vive-se a partir de quatro propostas:
1. Oferecer diariamente, pela manhã, o dia que começa, pondo-se à disposição para que o Espírito Santo atue em cada momento do dia e leve à realização concreta dos valores do Evangelho.
2. Aprender a rezar, a criar intimidade com Deus, a viver no silêncio do coração a inspiração e a novidade do Evangelho para cada dia. Juntamente com isso, procura-se ainda formar a própria fé, dando inteligência dos mistérios e a capacidade de dialogar com as interrogações e desafios que hoje são postos à Igreja.
3. Alimentar uma profunda devoção à celebração da Eucaristia, como o Sacramento que resume e inspira a vida cristã, descobrindo nele a presença amorosa de Deus, na pessoa de Jesus e do seu Coração.
4. Viver unidos ao Santo Padre, na oração pelas intenções que pede mensalmente a todos os cristãos, saindo dos horizontes quotidianos e abrindo-se aos problemas da grande família humana.
Por que os membros do Apostotado usam uma fita vemelha?
A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a lembrar sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do A.O. e nele está gravado “Venha a nós o Vosso Reino”, para lembrar a todo instante que estamos buscando esse reino. Usa-se a fita não como enfeite mas como sinal de que os membros do Apostolado foram chamados para servir e disseram o seu sim. Devem honrar essa fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por cada um e também o compromisso que assumiram com Ele. A fita estreita é a fita do(a) zelado(a) aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do(a) zelador(a), que busca novos caminhantes para ajudá-lo(a) a servir.
Fonte: Apostolado da Oração da Arquidiocese de Florianópolis
Fotos: Pascom
Comentar