Paróquia Santa Teresa de Jesus em unidade com o Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

 

A Paróquia Santa Teresa de Jesus, em comunhão com a Arquidiocese de São Paulo, acolheu oficialmente, na Missa das 11h, no segundo Domingo da Quaresma (25/02), a primeira etapa do 1º Sínodo Arquidiocesano, que terá duração de 3 anos. “Iniciamos nossos trabalhos evocando o Espírito Santo para que Ele nos dê sabedoria divina para empreendermos esse momento eclesial com alegria e eficácia”, contou o pároco, Frei Rothamans Campos, O.Carm.

Os trabalhos do Sínodo na Arquidiocese foram abertos com uma celebração presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no dia 24 de fevereiro, no Colégio São Luís, Zona Sul de São Paulo. A primeira etapa é a paroquial. Conforme o Regulamento do sínodo, as paróquias precisam, sem demora, organizar a sua Comissão Paroquial do sínodo que, sob a coordenação do pároco ou administrador paroquial, deve preparar o que lhe compete para o bom encaminhamento dos trabalhos sinodais na paróquia ao longo do ano. A Comissão deverá ser composta, portanto, por pessoas capazes e dispostas a animar o sínodo na paróquia.

Na etapa paroquial, o povo de Deus deverá ser estimulado a fazer uma reunião mensal de grupo, seguindo o roteiro preparado pela Comissão de Coordenação Geral do Sínodo. Essa etapa ocorrerá entre fevereiro e outubro. No final de cada roteiro de reunião, haverá algumas questões ou perguntas, que o grupo deverá discutir, levando sua contribuição por escrito, após cada reunião, para a Comissão Paroquial do sínodo. Assim, a paróquia vai recolhendo as contribuições dos grupos, ao longo do ano, para preparar a assembleia paroquial do sínodo, a ser realizada entre o final de outubro e o início de novembro.

Nos meses de julho e agosto, deverá ser feito um levantamento sobre a realidade paroquial, a partir de um roteiro que está sendo preparado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo.

Todas as paróquias da Arquidiocese de São Paulo receberam o cartaz do sínodo e o roteiro das reuniões dos grupos paroquiais. Uma vela personalizada acompanhará cada grupo em suas reuniões.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo
Fotos: Paróquia Santa Teresa de Jesus