Há oito décadas a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo se faz presente em Minas Gerais, um dos estados do Brasil com a maior presença de carmelitas e maior devoção a Nossa Senhora do Carmo em todo o país. Para celebrar a data, o Prior Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., presidirá, no dia 16 de agosto, às 19h, a Missa Solene de Abertura do Jubileu de 80 anos do Carmo de Belo Horizonte, na Igreja Nossa Senhora do Carmo. O Prior do Convento, Frei Evaldo Xavier Gomes, O.Carm., destacou a história e pontuou os desafios da missão.
“Nossa Igreja é a maior da cidade de Belo Horizonte e marca profundamente a presença dos carmelitas no estado de Minas Gerais, onde a devoção a Nossa Senhora do Carmo se coincide com o nascimento da terra mineira, tendo em vista que a primeira cidade de Minas tinha o nome de Ribeirão do Carmo, sendo batizada, posteriormente, como Mariana, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. (…) O desafio, no atual contexto, é vencer as consequências desta pandemia do novo coronavírus e manter viva a devoção a Nossa Senhora no território mineiro”, ressaltou Frei Evaldo.
Diversas atividades litúrgicas e sociais estão sendo programadas para marcar a celebração do Jubileu de 80 anos do Carmo de Belo Horizonte até 2021. A Igreja Nossa Senhora do Carmo fica na Rua Grão Mogol, 502, Carmo. Mais informações pelo telefone: (31) 3221-3055.
Comentar