Província participa de Congresso Internacional dos Leigos Carmelitas

 

Representantes da Província Carmelitana de Santo Elias participaram do Congresso Internacional para os Leigos Carmelitas, realizado em Roma, de 15 a 21 de setembro. O tema central deste ano foi “A Virgem do Carmo: Mãe da Família”.

Frei Raúl Maravi, O.Carmo, Conselheiro Geral das Américas da Ordem dos Carmelitas, foi o organizador do Congresso. Ele falou ao “Olhar Jornalístico” sobre seu sentimento diante da beleza do encontro que reuniu representantes de todas as partes do mundo.

“Estou muito feliz porque a resposta ao convite que fizemos para participar desse Congresso foi muito positiva: estiveram presentes mais de 250 participantes, representando 23 países, de todos os continentes do mundo. Foi uma experiência de internacionalidade da nossa ordem. Um momento de família carmelitana em nível mundial”, destacou.

Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, O. Carmo, arcebispo de Maceió, foi um dos conferencistas. Ele também falou ao “Olhar Jornalístico”, destacando o o valor do tema escolhido para este ano.

“É um tema tão antigo e sempre novo, que nos congrega a todos e faz refletir sobre a riqueza de nossa família espiritual. Precisamos construir cada vez mais uma Igreja orante, como foi Maria, uma Igreja samaritana, que se levanta para servir, e uma Igreja que esteja comprometida com a missão, sempre em saída, que não se acomoda, mas que está sempre em saída para levar e para anunciar Jesus a todos”, disse o bispo.

O evento foi uma ocasião única para os leigos carmelitas aprofundarem seu conhecimento sobre a Mãe do Carmo e sobre espiritualidade a mariana do Carmelo. Foi, também, uma especial oportunidade para compartilhar experiências de como viver a vocação carmelita nos respectivos países e culturas de origem, conhecer outros leigos carmelitas e o que fazem, ter uma experiência da fraternidade carmelitana e renovar os laços de espiritualidade e carisma que unifica a todos, como irmãos e irmãs, na Família Carmelita em todo o mundo.

Além das conferências, os participantes ouviram testemunhos e experiências de carmelitas leigos de diferentes continentes. Houve, ainda, durante o congresso grupos de trabalhos.

Assunta Petruccelli, Irmã Terceira Carmelita do Sodalício da Lapa (RJ), conta como foi sua  experiência no Congresso:

“Estou muito emocionada. Aprendemos muitas coisas novas e pudemos compartilhar com nossos irmãos de todo o mundo as nossas experiências. Embora falássemos línguas diferentes, todos nos entendemos muito bem.”

Junto a representantes da Ordem Terceira da Província de Santo Elias, participaram do Congresso os freis Petrônio de Miranda, Donizetti Barbosa e Marcelo de Jesus. Ao todo a delegação da Província contou com 17 membros. Outras representações brasileiras também estiveram presentes: a Província Pernambucana e o Comissariado do Paraná.