Uma missa presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., dia 8 de março, marcou o acolhimento dos postulantes de 2018 da Província Carmelitana de Santo Elias, no Postulantado de Belo Horizonte (MG). A Eucaristia foi concelebrada por Frei Marlom Francis de Souza Moreira, O.Carm., formador do Postulantado; Frei Vicente de Paula Maciel, O.Carm., formador do Juniorato de BH, e Frei Paulo Ricardo Ferreira, membro da comunidade do Postulantado. A missa contou também com a presença de Frei Renê Augusto Vilela da Silva, diácono, de membros da comunidade do Juniorato e leigos carmelitas.
Ingressaram no Postulantado de Belo Horizonte este ano os jovens: José Ailton de Almeida (de Alagoas), José Agnaldo Sarmento (de Minas Gerais), Lucas Bessa Aguiar (do Distrito Federal), Marcelo de Assis Freitas (de São Paulo) e Samuel Antônio de Souza Oliveira (de São Paulo).
Durante a homilia, Frei Evaldo salientou a necessidade da coragem para responder ao chamado de Deus com perseverança e oração. O Prior destacou que o Postulantado é um tempo de pedir, almejar e adentrar neste mistério de vida e comunhão que é o Carmelo.
Para o jovem Samuel Antônio, a entrada no postulantado da Ordem do Carmo representa a realização de um ideal de vida. “A entrada no Carmelo é para mim como a entrada num pequeno paraíso, onde a própria Virgem Maria me acolhe, a Santíssima Virgem do Carmo. Como nos diz Santa Teresinha em sua pequena via: ‘no coração da Igreja, minha mãe, eu serei tudo, eu serei o amor’. Enfim no Carmo eu encontrei minha vocação. Minha vocação é o amor”, disse.
Lucas Bessa também partilhou sua alegria e expectativa. Ele contou que há nove anos almejava abraçar a vida religiosa no Carmelo e que está muito feliz de que o tempo tenha finalmente chegado para ele. “Frei Evaldo em suas palavras nos disse para termos um coração corajoso, perseverante, para que o centro da nossa vida seja sempre a Eucaristia. Essa foi uma missa muito linda, na qual pude sentir verdadeiramente Cristo Jesus e a Santíssima Virgem me acolhendo. Como Santa Teresinha disse, ‘na caridade Deus deu-me a chave de minha vocação’. E, de fato, eu pude receber essa chave através da caridade e hoje posso estar aqui no Carmelo.”
Fotos: Postulantado BH
Comentar