Com mais de 800 anos, a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo se renova em cada jovem que ouve o chamado de Deus e o responde com generosidade, ofertando toda a vida a Deus, à Igreja e à humanidade na vocação Carmelita.
Neste caminho de escuta de Deus e resposta generosa, 5 jovens ingressaram no Noviciado da Província Carmelitana de Santo Elias, no dia 22 de janeiro. São eles:
José Afonso Barbosa Filho
José Marques de Oliveira
Fábio Victor Vilela Dantas
Marcos Abreu Souza
Paulo Victor Queiroz Soares
O período do noviciado é um ano decisivo e de profunda transformação pessoal e espiritual. O noviciado é o tempo de despojar-se inteiramente diante de Deus para escutá-Lo. Um tempo de conhecer-se e de conhecer a Ordem do Carmo de forma mais profunda. Cada pessoa encontra-se mergulhado apenas no chamado e por isso é tempo de alegria e tristeza, de certeza e dúvida, de oração e desânimo, de vivência fraterna e silêncio, construir-se e desconstruir-se vocacionalmente. O ano da Graça, como é conhecido, é um algo único e pessoal é preciso ser fortalecido pela intimidade com Deus, a Vida de oração é fundamental, mas é preciso aprender a dialogar com Deus ( abrir -se por completo para Aquele que nos ama).
A Missa de ingresso foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., e concelebrada pelo mestre de noviços, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm, pelo Frei Jerry Fonseca, O.Carm, e pelo Frei Marlom Francis, O.Carm.
Na homilia, Frei Adailson começou agradecendo a Deus pelo presente que é a vocação destes 5 jovens, partilhou que a Província Carmelitana de Santo Elias se alegra pela presença deles e pelo desejo de cada um por ser carmelita. Em seguida, destacou 3 pilares que movem a vida do frade carmelita e que neste ano de noviciado eles são chamados a viver de forma mais intensa.
“O primeiro pilar é a ORAÇÃO. Este ano, vocês são chamado a viver intensamente a vida de oração, fazer um caminho de encontro com Deus, portanto não percam tempo, estejam abertos a fazerem esta experiência da graça de Deus. O segundo pilar é FRATERNIDADE que não é longe ou distante, mas que é se fazer próximo. Neste ano da graça de Deus vocês são chamados a fazerem esta experiência profunda dessa fraternidade que é construída diariamente, através de um processo de abertura e crescimento humano. E o terceiro pilar é a missão profética, vocês não podem sair em missão, mas devem todo dia se colocar em missão na comunidade que estão, servindo um aos outros, colocand0-se disponíveis e em serviço. A casa do noviciado é um lugar aonde vocês são chamados a viverem segundo o Evangelho, sendo conduzidos por outros irmãos no caminho da conversão ao Evangelho. Lembrem-se que o nosso modelo é o próprio Cristo, que caminha conosco mesmo quando não percebemos, mesmo quando os ventos são contrários, o Senhor sempre está conosco”, disse Frei Adailson.
Finalizou este momento de reflexão, pedindo a intercessão de Nossa Senhora, que é Mãe, Modelo e Mestra, e que foi a primeira discípula de Jesus Cristo.
Frei Renê Villela, O.Carm, que fez o acompanhamento dos jovens ao longo do período de postulantado deixa uma mensagem para os novos noviços.
“Apenas entregar -se a Deus. Confiar no chamado que é único e que se torna manancial de graça quando nos entregamos por inteiro (virtudes e mazelas – entregamos o humano para que seja instrumento nas mãos de Deus). Coragem para que possam assumir publicamente aquilo que já se vive na caminhada cristã ( Pobreza, Obediência e Castidade). É preciso ter coração sereno para sentir os sinais divinos. Saber escutar as Palavras de Deus que nos são dadas no cotidiano. O tempo do noviciado é saber que somos de Deus e pertencemos a Deus. Todos nós que acompanhamos os noviços com nossas orações, devemos rezar também pelo Mestre de Noviciado e pela comunidade formadora para que sejam sustentados pelo Espírito Santo e possam auxiliar os jovens carmelitas na caminhada de fé e compromisso. Sabemos que esse ano não se trata do enriquecimento intelectual, por isso é preciso que todos sejam sustentados pelo carisma carmelita, vivendo a contemplação (oração fraternidade e missão)”, finalizou.
Comentar