Província celebra Dia Mundial dos Pobres: “Não amemos com palavras, mas com obras”

A Província Carmelitana de Santo Elias, em comunhão com a Igreja, desenvolve esta semana atividades em prol da população carente. A iniciativa visa responder ao convite do Papa Francisco para que toda comunidade de fiéis celebre o Dia Mundial do Pobre, instituído este ano pelo Pontífice, e que será celebrado mundialmente pela primeira vez no próximo domingo, dia 19 de novembro. Essas atividades se somam às diversas ações de promoção humana que já são desenvolvidas durante todo o ano pelas paróquias, igrejas e instituições mantidas pela Província nas cidades em que está presente.

Neste sentido, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos (RJ), juntamente com as paróquias do Vicariato Suburbano, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, participou de uma grande ação social na quarta-feira (15/11),na Paróquia Cristo Rei, no bairro de Vaz Lobo (RJ). Diversos serviços foram oferecidos à população carente, tais como corte de cabelo, aferição da pressão, aplicação de flúor em crianças e adolescentes, medição de glicose, massoterapia, nutricionista, emissão de documentos (primeira e segunda vias de RG, segunda via de certidão de nascimento), orientação jurídica, entre outros.

Os agentes pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com o apoio do pároco, Frei Sílvio Ferrari, O.Carmo, e do vigário paroquial, Frei Reinaldo Paraíso, O. Carmo, participaram ativamente de todo o evento.

Da esquerda para a direita: Anísio (membro da Pastoral da Acolhida), Suely (coordenadora da Pastoral da Saúde) e Edinho (coordenador da Pastoral da Acolhida), da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, durante a ação social

Levando esperança ao Centro do Rio

Nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, a partir das 18h, a Pastoral de Rua Ação Carmelo, da Igreja Nossa Senhora do Carmo do Desterro da Lapa, no Centro (RJ), realizará uma grande ação em prol da população em situação de rua.

Raquel Ferreira, membro da Ação Carmelo, fala sobre esta iniciativa:

“Em comunhão com a Igreja e com o Papa Francisco, realizaremos essa grande ação em favor daqueles que estão hoje vivendo nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Levaremos alimentos, roupas, a Palavra de Deus, a oração e um abraço fraterno aos irmãos que vivem uma profunda solidão. Para isso, contamos com a participação de muitos voluntários. Sabemos que atualmente existem no Centro do Rio mais de 1 mil pessoas vivendo em situação de rua. Só na região da Lapa e ruas próximas, onde fica a Igreja do Carmo, atendemos cerca de 300 pessoas nas noites de quintas-feiras, quando realizamos ordinariamente a ação pastoral.”

A Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro está recebendo doações de roupas e alimentos, que podem ser entregues na secretaria, na Rua da Lapa s/n.

>>>Leia a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial dos Pobres: “Não amemos com palavras, mas com obras”.

>>>Conheça as obras sociais da Província Carmelitana de Santo Elias.

 

Fotos: Frei Reinaldo Paraíso – Celebração do Dia do Pobre no Vicariato Suburbano (RJ)