Toda a Sagrada Escritura é um complexo, porém completo processo de comunicação de Deus para com seu povo. A Bíblia ao nos revelar o Pai, se configura no mais perfeito “processo” de comunicação dEle e com Ele.
Com efeito, “a Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito divino” (CIC, 81).
A Palavra de Deus, portanto, é viva e se atualiza a cada dia, pois é o próprio Deus que nos fala e, assim sendo, deve estar no centro da vida de todo cristão, como fonte de intimidade com o Senhor, alimento espiritual e também como uma bússola que direciona as decisões mais importantes de sua caminhada.
Sabendo disso, é necessário manter um relacionamento com a Palavra de Deus não como uma leitura comum, que se faz de qualquer modo, mas aproximar-se das Escrituras com reverência, clamando sempre o auxílio do Espírito Santo e com um coração desejoso de crescer na amizade com o Senhor.
Para deixar ainda mais claro o valor das Escrituras Sagradas, de modo que, em hipótese alguma esse tesouro seja negligenciado, a Liturgia da Palavra é uma importante parte da Celebração Eucarística, pois prepara o fiel para a acolhida do Pão do Céu. A própria teologia desenvolvida durante os séculos na Igreja sempre teve por base, o estudo oracional da Palavra, notadamente, entre os Padres do deserto, os textos bíblicos foram o principal alvo de suas homilias e comentários, bem como ocorreu com a teologia monástica. Da qual destacamos, o monge Guido, que sistematizou os passos da Lectio Divina, que é um método de leitura oracional da Palavra, que permite ao orante beber mais intensamente da fonte de graças que jorra ininterruptamente dos livros sagrados.
Além disso tudo, as Sagradas Escrituras possuem uma forte graça de unidade entre os fiéis, pois é Cristo que fala a Seu povo. Ainda estamos com certas restrições devido ao clima de pandemia, os espaços da Igreja ainda bem restritos, mas é possível reunir sua família para ler e meditar juntos os textos bíblicos propostos pela liturgia diária da Igreja. Ou ainda escolher um dos Evangelhos e ler um capítulo por dia, meditando e rezando. Você verá, em pouco tempo, como sua relação com Deus ganhará um novo patamar de qualidade e profundidade.
Comentar