Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Retiro Provincial: frades refletem sobre decreto da renovação da vida religiosa

O Retiro Provincial deste ano, que está acontecendo desde o dia 13 de dezembro, tem como assessor o bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido. O encontro dura uma semana e é uma oportunidade para os freis se aprofundarem em temas relativos à vida religiosa.
Os frades têm refletido nestes dias sobre o decreto do Concílio Vaticano II, Perfectae Caritatis, que aborda a renovação da vida religiosa, e também sobre a Constituição dogmática Dei Verbum, que fala acerca da Revelação Divina e sua transmissão através da Sagrada Escritura.
O Perfectae Caritatis  é um documento emitido pelo Concílio Vaticano II que trata especificamente dos institutos de vida consagrada na Igreja Católica. Foi escrito pelo Papa Paulo VI em 1965 e é um dos decretos mais importantes da Santa Igreja, elaborado em um período de renovação. 
O decreto Perfectae caritatis foi publicado para “tratar da vida e da disciplina dos institutos cujos membros fazem profissão de castidade, pobreza e obediência e para prover as necessidades do nosso tempo”
De acordo com o documento, ” a conveniente renovação da vida religiosa compreende não só um contínuo regresso às fontes de toda a vida cristã e à genuína inspiração dos Institutos , mas também a sua adaptação às novas condições dos tempos.”
O decreto explica que esta renovação, sob o impulso do Espírito Santo e a orientação da Igreja, deve promover-se segundo os princípios seguintes:

a) Dado que a vida religiosa tem por última norma o seguimento de Cristo proposto no Evangelho, deve ser esta a regra suprema de todos os Institutos.

b) Reverte em bem da Igreja que os Institutos mantenham a sua índole e função particular; por isso, sejam fielmente aceites e guardados o espírito e as intenções dos fundadores bem como as sãs tradições, que constituem o património de cada Instituto.

c) Todos os Institutos participem da vida da Igreja, e, segundo a própria índole, tenham como suas e favoreçam quanto puderem as iniciativas e empresas da mesma Igreja em matéria bíblica, dogmática, pastoral, ecuménica, missionária e social.

d) Promovam os Institutos nos seus membros o conveniente conhecimento das circunstâncias dos tempos e dos homens bem como das necessidades da Igreja; de maneira que, sabendo julgar sàbiamente das situações do mundo dos nossos dias à luz da fé, e ardendo de zelo apostólico, possam mais eficazmente ir ao encontro dos homens.

e) Dado que a vida religiosa se ordena antes de tudo a que os seus membros sigam a Cristo e se unam a Deus, mediante a profissão dos conselhos evangélicos, deve pesar-se sèriamente que as melhores adaptações às necessidades do nosso tempo não sortirão efeito, se não forem animadas da renovação espiritual, que sempre, mesmo na promoção das obras exteriores, deve ter a parte principal.

 

Confira algumas fotos do segundo dia de Retiro Provincial: