No dia 11 de novembro, a Associação Beneficente São Martinho completou 37 anos de existência. E para celebrar, a instituição realizou uma missa em Ação de Graças pelo aniversário, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, no bairro da Lapa.
A missa foi celebrada pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm, e concelebrada pelo Frei Eduardo, diretor da São Martinho, e pelo diácono Valdinei Martins.
Na homilia, Frei Adailson lembrou uma frase dita pelo santo padroeiro da instituição e refletiu sobre a missão da instituição na cidade do Rio de Janeiro.
“Existe uma frase do santo São Martinho, em que ele diz senhor “Aonde existir uma pessoa precisando da minha missão que eu esteja presente”. Esta frase serve para nós como instituição, onde tiver uma pessoa precisando da nossa ajuda, ali nos também queremos estar, como um sinal concreto da ação amorosa de Deus. A São Martinho viveu muitas histórias, passou por muitos movimentos e o tempo muda. Imaginem o contexto da década de 80, os desafios eram outros. Mas os apelos e desafios continuam, só que de outra forma. Iniciamos esta missão para responder um apelo: ajudar os mais vulneráveis, e este apelo não muda! Nunca podemos perder aquilo que é a nossa essência, que é estar ao lado daqueles que necessitam. Tudo passa, mas a nossa missão permanece”
Ele fala ainda que o sonho é que ver um mundo onde as pessoas não passem mais por necessidades.
“Deus sempre nos surpreende. Deus caminha com a São Martinho. Deus está a frente dessa missão. Transformar vidas é um projeto a longo prazo, a São Martinho sabe que não é a passe de mágica, mas é um processo de mudança. Hoje precisamos reafirmar a nossa missão frente as fronteiras da nossa sociedade. Ninguém pode ficar de fora da transformação. Precisamos olhar para Jesus Cristo que foi ao encontro dos excluídos. Jesus não ficou parado e nós não podemos ficar parados, precisamos ir ao encontro de quem precisa da nossa missão”.
Frei Eduardo, diretor da instituição há 1 ano, agradeceu as famílias, colaboradores e voluntários.
“O Reino de Deus está em nós, não está longe. E a São Martinho hoje celebra duas vezes, celebra seu padroeiro e seu aniversário. Com o olhar para o santo São Martinho, daqueles que tem a certeza que o Reino de Deus está em nós, demos também o nosso manto, que possamos cobrir o nosso irmão como fez São Martinho”.
A instituição realizou ainda uma festa com direito a bolo de 10 metros para os moradores da região da Lapa e ainda uma almoço para beneficiários e colaboradores.
A ONG São Martinho é uma das obras sociais mantidas pela Província Carmelitana de Santo Elias.
Comentar