A situação de pessoas em vulnerabilidade social precisa ser enfrentada por todos. Hoje, dia 11 de novembro, a Associação Beneficente São Martinho completa 38 anos atuando na causa da infância e juventude na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, a instituição atende mais de 2 mil crianças e adolescentes.
Nascida em 1984, após um grupo de educadores sociais iniciarem um trabalho de abordagem de crianças nas ruas, a instituição, vinculada à Província Carmelitana de Santo Elias e inspirada na Campanha da Fraternidade de 1984 cujo lema foi “Para que todos tenham vida”, a São Martinho, que vive exclusivamente de doações, sempre se pautou pelo desenvolvimento integral e garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.
“Todos nós precisamos estar unidos a Jesus Cristo, pois só temos força para enfrentar as adversidades deste mundo se estivermos unidos a Cristo. A São Martinho só existe porque acreditamos em Jesus Cristo. Qual o sentido da vida se não estiver em favor da transformação do outro? Tudo é possível àquele que se coloca na fé, no amor e na entrega a Jesus Cristo”, destacou Frei Adailson.
“A São Martinho teve um papel de me dar um norte como profissional. Sou formada em Web Designer pela São Martinho e foi a partir dai que vi que poderia me inserir no mercado de trabalho de design. Agora trabalho como estilista e faço minhas próprias estampas. Participar do projeto foi importante porque eu pude pôr a mão na massa, tive referências positivas e pude me construir uma profissional”, afirma Maria Chantal, ex-beneficiária da Profissionalização.
Wanderson Beto, beneficiário da Abordagem, conta com orgulho a transformação pela qual passou após adentrar os portões da São Martinho. “Mudou muitas coisas na minha vida. Estou aqui desde os 9 anos e antes de entrar eu estava sem direção, sem rumo na vida. Estava indo pra rua, fazendo coisa errada. Aqui tirei meus documentos, consegui um emprego e consegui voltar a estudar”, contou.
O Centro Socioeducativo da Associação Beneficente São Martinho fica na Rua Riachuelo, 7, Lapa. Telefone: (21) 2156-6500. A unidade de Vicente de Carvalho fica na Rua Soldado Bernardino da Silva, 80. Telefone: (21) 3351-9125.
Portal: www.saomartinho.org.br
Comentar