São Martinho celebra 36 anos de fundação com ‘Semana de Aniversário’

 

A Província Carmelitana de Santo Elias celebra na próxima quarta-feira, 11 de novembro, os 36 anos de fundação da Associação Beneficente São Martinho, obra social administrada pelos frades carmelitas, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e da vivência espiritual.

Para marcar a data, a instituição beneficente preparou a “Semana de Aniversário da São Martinho”, com destaque para a Missa em Ação de Graças, no dia 11, às 12h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Além da Celebração Eucarística, diversas atividades serão desenvolvidas durante a semana para marcar esse momento especial, dentre elas: Ação de Saúde, Distribuição de Cestas Básicas, Campeonato Online de E-Game, Reunião de Família, Ação da Walter’s Coiffeur, Gravação de Vídeo-Aulas de Judô, Reunião Cáritas e Live no Instagram.

O coordenador do setor Desenvolvimento Institucional da São Martinho, Rodrigo Rocha, destacou a importância da data e contou quais são os projetos da instituição para o futuro.

“Para a São Martinho celebrar mais um ano significa muito, especialmente nesse ano de 2020 que nunca será esquecido pela complexidade dos desafios que nos apresentou. Nesses 36 anos a São Martinho tem muito o que comemorar, pois fomos praticamente a única instituição beneficente da cidade do Rio de Janeiro que manteve atividades ininterruptas durante toda a pandemia, em auxílio de seus beneficiários e daqueles que mais precisam deste importante trabalho. Para o futuro projetamos expandir as linhas de atuação da organização, transformando vidas através de novos projetos, buscando sempre a sustentabilidade financeira e mantendo o foco naquele que nossa missão nos chama diariamente a cuidar: o pobre, o oprimido e o marginalizado”, ressaltou.

Para que todos tenham vida

A Associação Beneficente São Martinho nasceu em 1984, após um grupo de educadores sociais iniciarem um trabalho de abordagem de crianças nas ruas, inspirado na Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo lema foi “Para que todos tenham vida”.

Vivendo exclusivamente de doações, desde então, a São Martinho realiza suas atividades visando o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho que desenvolve tem como pontos altos: o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; a inclusão profissional, cultural e esportiva dos beneficiários; e, claro, a vivência espiritual, pois sendo uma instituição de origem religiosa, seus colaboradores e voluntários pautam sua atuação no testemunho do amor de Deus e no serviço ao próximo.

De acordo com o Relatório Institucional da São Martinho, em cinco anos (2015-2019), foram 12.469 beneficiários e 41.912 atendimentos realizados, sempre com muito afeto e carinho. Além disso, os adolescentes e jovens receberam instrução e verdadeiramente tiveram suas vidas transformadas através do trabalho realizado pelos eixos do projeto social: Abordagem, Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar, Educagente e Profissionalização.

A São Martinho é reconhecida por órgãos de assistência social não só na cidade e no estado do Rio de Janeiro, mas também no mundo, como uma instituição de referência no atendimento e na defesa dos direitos da infância e da juventude. Nos anos 90, recebeu a visita da Rainha Silvia da Suécia, da Princesa Diana, e seus beneficiários já atravessaram o oceano para visitas solenes na França e na Itália, e a convite do Papa, estiveram no Vaticano. Em 2019 recebeu da Cáritas Suíça o Prêmio Prix Cáritas 2019. Esta é uma premiação que reconhece personalidades por um compromisso admirável, um excelente trabalho no campo social e cooperação para o desenvolvimento intercultural. Os vencedores são caracterizados por seu compromisso inovador e sustentável.

Conheça a Associação Beneficente São Martinho e torne-se um colaborador/voluntário: saomartinho.org.br.

Colaboração: Andréia Gripp / Tatiana Galdino

Fotos: Arquivo Comunicação São Martinho