Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

São Martinho discute o cenário da educação no pós-pandemia em seu 19º Fórum Institucional

Nos dias 2 e 3 de junho, aconteceu o 19º Fórum Institucional da São Martinho, realizado no Museu do Amanhã, Centro do Rio. O evento teve como tema de debate principal a situação do ambiente educacional brasileiro no período pós-pandemia e as realidades da população mais vulnerável.

O Fórum Institucional é um espaço de reflexão e debates, que traz temas pertinentes ao desenvolvimento da sociedade e à geração de impacto social. Além de promover essas discussões, o espaço também é usado para apresentar o trabalho e o conteúdo dos relatórios semestrais dos programas para permitir que essas informações se tornem de conhecimento público.

O evento foi iniciado com um Momento de Espiritualidade do diretor da instituição, Frei Eduardo Ferreira, seguido de uma palestra do vereador Chico Alencar (PSOL) sobre os desafios da educação na cidade do Rio de Janeiro.

Em sua fala, o vereador abordou questões como a desigualdade social, a luta por direitos e a infraestrutura do sistema de educação no município.

“Falar da educação hoje, no Rio, é falar dos desafios que o processo educacional apresenta. Educação é um processo geral da sociedade e para quem chega originalmente ao mundo das famílias. Há famílias as quais não é possibilitada a dignidade elementar da vida, e isso é uma questão histórica.”

Após a palestra, Chico completou sua participação em uma Mesa Redonda juntamente a Danilo Mendes, ex-beneficiário da São Martinho e influenciador digital, Fernanda Sofia, ex-beneficiária e assessora da vereadora Thais Ferreira (PSOL), Itamar Fontana, professor de Língua Portuguesa e Hugo Seglia, beneficiário de aprendizagem, com perguntas e moderação da plateia.Mais uma participação de destaque foi do professor Thiago Esteves, sociólogo, Doutor em Educação e Secretário Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Thiago realizou um debate sobre os desafios socioeconômicos da cidade do Rio de Janeiro, analisando cenários da pobreza, fome, desemprego e violência na cidade, além da situação dos estudantes durante o período de pandemia.

“Essa retomada é um grande desafio para ciência, para a cultura e para toda uma geração. Apenas o fato de estarmos vivos e termos passado por isso já é um milagre.”

A tarde de trocas seguiu com mais uma Mesa Redonda, desta vez contando com a presença do Coordenador de Abordagem Valdinei Martins, Coordenadora do CEDECA Lucimar Correia, Marcos Paulo dos Santos e Vitória Lago, beneficiário do núcleo de Vicente de Carvalho e Fábio Mizael, ex-beneficiário de Aprendizagem.

Já o segundo dia foi marcado pelo debate sobre o impacto do trabalho da São Martinho no último ano.

Frei Eduardo Ferreira, encerrou falando sobre a importância do espaço escolar para o desenvolvimento juvenil.

“Que a escola exerça aquilo que foi criada para exercer, ser escola. Não apenas no ensino, mas na socialização. O que perdemos nesse período de pandemia, com o ensino a distância, foi o contato, ver os amigos, a socialização. Você só aprende quando há uma troca de ideias.”