A Associação Beneficente São Martinho, da Província Carmelitana de Santo Elias, foi eleita para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA-Rio) para um período de 2 anos. A eleição aconteceu dia 26 de fevereiro, no Centro de Pós-graduação da Faculdade Mackenzie, no Centro (RJ). A instituição será representada pela assistente social e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Institucional da São Martinho, Lucimar Corrêa, e pelo psicólogo Faustino Costa. A posse dos eleitos será no dia 12 de março.
Recebendo o maior número de votos (68), a São Martinho presidirá um conselho formado por mais nove instituições civis: CEDECA RJ, Cruzada do Menor, Lar Fabiano Cristo, Mudes, Rede da MARÉ, Educar para o Amanhã, Contato, FIB, Maria Imaculada.
Para Lucimar a vitória da São Martinho é um claro sinal de que há uma necessidade de uma nova forma de gestão no Conselho. “O resultado foi uma lavagem de alma para toda instituição que luta pelos direitos das crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. Recebemos muitas mensagens de felicitações. O primeiro e o último voto na apuração foram para a São Martinho, teve até salva de palmas ao término da apuração”.
Frei Adailson dos Santos, O.Carm., presidente da Associação, agradeceu a todos pela confiança depositada na São Martinho: “Somos muito gratos à toda a equipe e às instituições que depositaram sua confiança na São Martinho.”
Em julho de 2017 a São Martinho foi reeleita para o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CDCA/RJ), que é um órgão composto por 10 membros da sociedade civil e 10 membros do governo. Também nesse processo eletivo a Associação Beneficente São Martinho foi a mais votada, o que demonstra a liderança e o protagonismo desta instituição da Província Carmelitana de Santo Elias na defesa e na promoção dos direitos das Crianças, adolescentes e jovens na cidade do Rio de Janeiro.
Pela garantia dos direitos
O CMDCA-Rio é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas às crianças e aos adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos.
O Conselho é formado, paritariamente, por integrantes do poder público e da sociedade civil, escolhidos em fórum próprio. O CMDCA-Rio é constituído por 40 conselheiros, divididos entre 10 representantes da sociedade civil titulares e 10 suplentes e outros 10 representantes do poder público titulares e 10 suplentes. Os candidatos são indicados por movimentos sociais de defesa e promoção da criança e do adolescente e por entidades não governamentais que prestam serviço de atendimento e defesa da criança e do adolescente. O processo eleitoral dos conselheiros representantes da sociedade civil ocorre a cada dois anos. Os conselheiros governamentais são indicados pela Prefeitura Municipal da Cidade.
O CMDCA-Rio já deliberou a política de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência doméstica e, recentemente, a política de reordenação dos abrigos no município do Rio de Janeiro. O compromisso do CMDCA-Rio se firma em aproximar as políticas públicas da população em vulnerabilidade, criando uma ligação com a sociedade civil, convidando a conhecer e participar dessas necessidades.
São Martinho em defesa das crianças e adolescentes
A Associação Beneficente São Martinho é uma organização sem fins lucrativos criada em 1984 pela Província Carmelitana de Santo Elias para promover e defender os direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. A instituição atinge diretamente por ano mais de 1.700 pessoas entre 6 e 24 anos de idade, muitas delas em situação de rua.
Tendo o beneficiário como ponto central de suas atividades, a São Martinho realiza uma abordagem interdisciplinar por meio de uma equipe profissional: assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e advogados. Realiza inclusão profissional, cultural, esportiva, e promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a vivência da espiritualidade.
Fonte: São Martinho e CMDCA-Rio
Comentar