Uma cerimônia realizada na Câmara dos Vereadores na segunda-feira, dia 12, marcou a posse da nova diretoria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro. A sessão foi presidida pelo vereador Célio César Lupparelli Faria (DEM). A Associação Beneficiente São Martinho, da Província Carmelitana de Santo Elias foi eleita para presidir o Conselho para o próximo mandato de dois anos. A eleição aconteceu dia 26 de fevereiro, no Centro de Pós-graduação da Faculdade Mackenzie, no Centro (RJ). A instituição será representada pela assistente social e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Institucional da São Martinho, Lucimar Corrêa, e pelo psicólogo Faustino Costa.
Representantes da equipe técnica da São Martinho e das crianças e adolescentes assistidos pela Associação, juntamente com o seu diretor, Frei Adailson Santos, O.Carm., estiveram presentes à solenidade.
“É uma grande alegria para a gente nessa tarde, quando a São Martinho é empossada no CMDCA, porque a vitória não é da instituição, a vitória é das crianças. É justamente querendo alcançar o maior número de crianças que a São Martinho assume a presidência, juntamente com outras organizações. Nós acreditamos muito na força das instituições quando se reúnem para lutar pela causa da criança e do adolescente”, declarou Frei Adaílson.
>>>Assista a reportagem da Rede Vida sobre a eleição da São Martinho para o CMDCA.
A programação foi simples e rápida. Inicialmente foi realizada a leitura e aprovação da ata de fevereiro do Conselho, seguida da prestação de contas da gestão anterior, de 2015 a março de 2018. Foram dados alguns informes importantes às instituições que compõem o Conselho e por fim foi realizada a posse dos eleitos.
“Hoje é um dia especial para mim, para a São Martinho e para a Província Carmelitana de Santo Elias. Hoje tomamos posse no CMDCA, um momento muito importante, pois são 10 novas instituições da sociedade civil, junto com 10 secretarias de Governo, para fazer o diferente, trabalhar em uma nova perspectiva, para fazer com que a realidade que a gente vive nessa cidade melhore. Temos desafios, mas a gente pode pensar junto e buscar alternativas, então o Conselho vem para fazer o seu papel: elaborar políticas públicas, de forma que elas sejam possíveis de ser executadas, fazer fiscalizações, atuar junto com o poder público e a sociedade para que crianças e jovens da nossa cidade tenham uma perspectiva diferente de vida, com mais dignidade, principalmente em momentos tão difíceis quanto esse, que é, inclusive, de intervenção militar”, concluiu a nova Presidente do CMDCA, a assistente social e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar da São Martinho, Lucimar Corrêa.
Após a cerimônia, houve uma confraternização na sede da São Martinho, na Lapa.
A São Martinho preside um conselho formado por mais nove instituições civis que também foram eleitas em fevereiro: CEDECA RJ, Cruzada do Menor, Lar Fabiano Cristo, Mudes, Rede da MARÉ, Educar para o Amanhã, Contato, FIB, Maria Imaculada
Pela defesa das crianças e adolescentes
A Associação Beneficente São Martinho é uma organização sem fins lucrativos criada em 1984 pela Província Carmelitana de Santo Elias para promover e defender os direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. A instituição atinge diretamente por ano mais de 1.700 pessoas entre 6 e 24 anos de idade, muitas delas em situação de rua.
Tendo o beneficiário como ponto central de suas atividades, a São Martinho realiza uma abordagem interdisciplinar por meio de uma equipe profissional: assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e advogados. Realiza inclusão profissional, cultural, esportiva, e promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a vivência da espiritualidade.
Fonte: site São Martinho
Fotos: São Martinho
Comentar