Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

São Pedro Tomás

Nascido em Perigod, França, por volta de 1305, São Pedro Tomás ingressou na Ordem Carmelita aos vinte anos de idade. Ele foi Procurador Geral da Ordem na Cúria Papal de Avignon e também pregador oficial da Cúria ali. Em 1354, foi nomeado bispo de Patti e Lipari. Ele atuou como legado papal para os reis e imperadores de seu tempo, procurando promover a paz e restabelecer a unidade com as Igrejas Orientais. Foi traduzido para outras sedes episcopais: em 1359 para a de Corinto, no Pelopenês, com o papel de legado papal no Oriente; depois para Creta como arcebispo em 1363 e finalmente para Constantinopla em 1364 como Patriarca Latino. Seus esforços pela unidade da Igreja fazem deste santo do século XIV um precursor do ecumenismo. Ele morreu em 1366 em Famagusta, no Chipre.

Sua Espiritualidade

São Pedro tanto amou a Virgem Maria, mas que parecia que leva o seu nome escrito no coração. Com razão se pode dizer que esse amor era singular e sua extraordinária devoção a Maria foi o centro de toda sua vida e o norte de todas as suas ações, a alavanca com a qual muitos obstáculos foram removidos do seu caminho. Apesar de sua própria vida ativa, ele poderia escrever, segundo a tradição, um tratado, em nome da Imaculada Conceição e vários volumes de sermões.  O segredo desta atividade é encontrada em seu fervor e intensa vida de oração e penitência.

Ele mesmo confessara que seu conhecimento dos livros santos não se devia ao seu estudo mas as luzes que Deus lhe comunicava nas celebrações da Santa Missa e do Ofício Divino.  Como autêntico carmelita, nunca deixou de vestir seu hábito e escapulário, ou mesmo ao dormir nem sendo bispo.

Vivia muito intensamente o ponto da regra carmelita que propõe “Meditar dia e noite na lei do Senhor”, ocupando sem interrupção a mente e o coração em Deus de modo que todas as ações brotem da contemplação.

Sua mensagem

Que o amor que Jesus nos encoragem a a amá-lo.
que copiemos o seu amor filial a Maria.
que o amor pela Igreja se desperte em cada um de nós.
que chegue o dia da total união das Igrejas.

Oração
Senhor, nosso Deus, que infundiste em seu Bispo S. Pedro Tomás a força do seu Espírito de promover a paz e a unidade dos cristãos, concedei que, pela sua intercessão. guardemos íntegro o dom da fé e busquemos o caminho para uma verdadeira paz. Amém.

 

Fonte: Ocarm.org.