A primeira Sessão do Capítulo Provincial 2020 foi realizada na noite do dia 27 de janeiro, após a Missa de abertura. Às 20h30, os freis se reuniram para aprovar a “Ordem do Capítulo”, feita pela comissão preparatória, e para eleger ou aprovar os nomes dos oficiais do Capítulo: dois secretários, três moderadores, dois escrutinadores, dois anotadores e dois juízes. Foram 47 votantes.
A “Ordem do Capítulo” foi aprovada por unanimidade. Foram indicados e aprovados como secretários: Frei Antônio Sílvio e Frei Marcelo Frezarini; como moderadores: Frei Fernando, Frei Alan e Frei Marlon; como anotadores: Frei Atanael e Frei João Paulo; como Juízes: Frei Paulo Gollarte e Frei Evaldo. Os confrades estudantes ficaram responsáveis pela organização das celebrações da Eucaristia e do Ofício Divino. No fim dessa 1º sessão, o Padre Geral, Fr. Míceál O’Neill, O.Carm., declarou oficialmente aberto o Capítulo Geral.
Segundo dia é marcado pela apresentação de relatórios
O segundo dia do Capítulo 2020, 28 de janeiro, teve início às 7h30, com a celebração das Laudes e da Eucaristia, presidida pelo Conselho Provincial cessante. Após, houve o café da manhã, seguido das 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Sessões.
Segue o relato de cada uma das sessões, feito pela equipe de comunicação do Capítulo:
2ª Sessão – Após o café, às 9h30, orientados pelas informações do advogado Hugo Sarubi, tratamos daquilo que os nossos Estatutos falam dos colégios e dos institutos ligados à Província. Foi uma informação muito esclarecedora e bem participada, que ocupou até um bom tempo da 3ª sessão.
3ª Sessão – Das 11h45 até às 12h40, tivemos a reflexão do Padre Geral Frei Miceal O’Neil, O.Carm., que nos falou do Capítulo Geral realizado em Roma no mês de setembro de 2019. Na sua reflexão, ele insistiu em seis pontos: 1. A importância do testemunho pessoal de cada Carmelita; 2. A vida comunitária como irradiação do carisma carmelitano; 3. A vivência da justiça como expressão do correto relacionamento nosso com Deus e entre nós; 4. A urgência de uma boa formação para os jovens carmelitas; 5. A Importância da grande Família Carmelitana (frades, irmãs, monjas, leigos e leigas) como meio para partilhar entre nós a vivência e a comunicação do ideal Carmelitano; 6. O Zelo pela causa do Reino de Deus, imitando os exemplos do profeta Elias e de Maria, a mãe de Jesus.
4ª Sessão – Às 14h30, tivemos o relatório do Padre Provincial Frei Evaldo Xavier, O.Carm., sobre as atividades do triênio 2017-2020. Ele tratou de três pontos: a formação, a ação pastoral e os desafios enfrentados. Incluiu também alguns eventos do triênio anterior ao de 2017 a 2020. Entre os vários desafios, destacou os relacionados com a vivência da fraternidade. Insistiu na importância do perdão e da reconciliação: “Evitar o que pode dividir; ressaltar o que favorece a união”. Destacou sua maneira de governar, procurando respeitar sempre o parecer dos membros do Conselho. Agradeceu a ajuda que recebeu, tanto dos membros do Conselho como de diversos confrades.
Em seguida, tivemos uma exposição do Frei Petrônio de Miranda, O.Carm., sobre a sua atividade como assistente dos sodalícios da Ordem Terceira. Ele fez a exposição com a ajuda de projeções de slides, incluindo os dois triênios em que ele exerceu a função. Logo após, ouvimos a exposição de Rodolfo, da Ordem Terceira de São José dos Campos. Com a ajuda de slides, ele contou a experiência da nova maneira de viver o carisma carmelitano como leigos. Depois de Rodolfo, Paulo Daher, de Angra dos Reis, membro da equipe Latino-Americana de assistência para as Ordens Terceiras, fez uma breve síntese do seu trabalho, tanto os aspectos positivos, como as dificuldades.
5ª Sessão – Depois do intervalo do café, tivemos as informações do Frei Fernando Bezerra, O.Carm., membro do Conselho cessante, sobre o trabalho que ele coordenou durante o triênio como responsável pela formação na Província. Em seguida, Frei Eduardo Ferreira, O.Carm., fez um relatório das suas atividades como diretor da escola Maria Montessori, em Brasília. Finalmente, já no fim do horário da 5ª sessão, Frei Adailson dos Santos, O.Carm., fez um relatório detalhado sobre as suas atividades na liderança da organização São Martinho, que trabalha em favor da juventude abandonada na cidade do Rio de Janeiro. Tanto Frei Fernando como Frei Eduardo e Frei Adailson usaram slides para esclarecer e facilitar as suas informações.
Em vista da hora já avançada, passamos logo para o jantar e terminamos o dia com uma boa recreação à noite para descansar a mente e favorecer o convívio fraterno.
Fonte: Equipe de comunicação do Capítulo
Confira as fotos (Fotos de Frei Petrônio de Miranda)
Comentar