Em uma carta enviada a todos os bispos empenhados no ecumenismo, o secretário geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech, e o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, exortam a implementar a dimensão ecumênica no processo sinodal nas igrejas locais: “Quer a sinodalidade como o ecumenismo – escrevem eles – são processos de caminhar juntos (…). Um dos dons que os católicos podem receber de outros cristãos é precisamente a experiência e a compreensão da sinodalidade”.
Como os Magos
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022, centrada no tema “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”, oferece uma ocasião propícia “para rezar com todos os cristãos para que o Sínodo promova a unidade”.
“Como os Reis Magos, também os cristãos caminham juntos (synodos) guiados pela mesma luz celestial e enfrentando a escuridão do mundo.” “Também eles – lê-se na carta – são chamados a adorar juntos a Jesus e a abrir os seus tesouros. Conscientes da nossa necessidade de sermos acompanhados pelos nossos irmãos e irmãs em Cristo e pelos seus muitos dons, pedimos-lhe que caminhem connosco durante estes dois anos e rogamos sinceramente que Cristo nos aproxime d’Ele e que assim nos aproximemos uns dos outros”.
A carta termina com uma oração inspirada no tema da unidade:
O Papa Francisco presidirá na Basílica de São Paulo Fora dos Muros a celebração das Segundas Vésperas na Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo, às 17h30 (horário local) do dia 25 de janeiro, concluindo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristão.
Fonte: Vatican News
Comentar