A Associação Beneficente São Martinho realizou na sexta-feira, dia 17, o III Seminário de Formação Institucional. O encontro, que foi realizado no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Centro (RJ), teve como tema “Diversidade em tempo de crise”. O convidado desta terceira edição foi o professor Babalawô Ivanir dos Santos. Participaram do evento funcionários e colaboradores da São Martinho. A mediação foi realizada por Lucimar Correa, Assistente Social da instituição e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar (NAI).
Na abertura do Seminário, o diretor da Associação, Frei Adailson Santos, destacou a importância de se refletir sobre a diversidade, que é um dos valores que norteiam os trabalhos da São Martinho.
“A São Martinho é um lugar que necessariamente tem que nos levar a uma reflexão acerca da nossa atual sociedade, que exclui tantas pessoas e coloca tantos indivíduos à sua margem. Queremos trazer para dentro dos nossos quadros a reflexão sobre a diversidade, porque este é para nós um valor institucional”, disse o diretor.
Em seguida falou o professor Ivanir, que apresentou pontos importantes para o justo entendimento do tema e destacou que para se reconhecer o valor da diversidade é preciso combater a intolerância. Sendo um representante de uma religião de matriz africana, o Babalawô afirmou que entende a intolerância religiosa como um problema social criado por razões políticas e de mercado e não por razões divinas. “Por trás da intolerância não existe nada de divino. Temos que criar condições para que a intolerância não avance na sociedade brasileira”, disse o professor, que convidou os presentes a estarem sempre atentos a dor do outro para poder crescer na fraternidade e no diálogo.
Após a reflexão de Ivanir, foi aberta a palavra ao público, que fez perguntas ao convidado. Ao final, Frei Adailson agradeceu a participação de todos.
“Na diversidade precisamos olhar para aquilo que nos une. Cremos que nenhuma instituição pode reduzir o seu olhar apenas para o seu ponto de vista e esse seminário foi construído para isso: olhar a diversidade para construir a unidade entre nós e com os nossos beneficiários. Precisamos olhar para o nosso beneficiário e respeitá-lo como ser humano. Como São Martinho queremos continuar a provocar a reflexão, queremos dialogar com todos, respeitando as diferenças e nos unindo em prol do bem comum. E a São Martinho acredita que a diversidade é um caminho. A São Martinho acredita que um mundo melhor é possível”, finalizou.
Comentar