Tem início o Retiro Anual da Província Carmelitana Fluminense

A Província Carmelitana Fluminense realiza seu retiro anual de 1 de agosto a 4 de agosto, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (MG). O pregador deste ano é o padre jesuíta Carlos Alberto Contieri.

Na missa de abertura, que aconteceu ontem,  o Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, O.Carm, destacou que o retiro anual é uma graça da qual os frades são chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz a cada um.

“Conforme indica as constituições da Ordem, a Trindade Santa atraiu-nos a comunhão consigo e entre nós através da fé, da caridade e da esperança. Essas virtudes experimentam-se, nutrem-se e exprimem-se na oração, quando voltamos a nossa atenção para Deus em adoração e amor, em escuta obediente, arrependimento sincero e na súplica carregada de esperança. A oração é fruto da ação da Espírito Santo em nós e em nossa vida. Ele nos sugere palavras quando não sabemos, guia-nos em unidade com toda a Igreja e ajuda-nos a aprofundar a experiência de intimidade com Deus.  A tradição carmelita é formada pela experiência concreta através de sua história. Essa experiência conta a presença amorosa de Deus na vida do carmelita e com o salmista somos chamados a enaltecer e exaltar juntos seu Santo Nome, a saborear e ver que o Senhor é bom, e que feliz é o homem que Nele se refugia”

Ao final da Santa Missa, Frei Adailson, exortou os confrades ao longo da semana a estarem atentos aos apelos de Deus através da escuta, do silêncio e da oração. E motivou a rezarem por todos os paroquianos, amigos e a família do Carmelo.

“Que possamos viver este tempo da graça de Deus, tempo de recolhimento e da escuta da Palavra. Busquemos através da oração essa intimidade com o Senhor”

O retiro oferece aos frades a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas relativos à espiritualidade carmelitana e à vida religiosa, como a misericórdia, a Virgem Maria, a fraternidade dentro da Ordem do Carmo e a dimensão do carmelita como um homem de profunda oração.