Tempo de graça e de libertação

Continuamos nosso percurso de preparação para a Páscoa, agora refletindo à luz do Prefácio II da Quaresma.

>>>Leia também: Um itinerário para o Tempo da Quaresma

Prefácio da Quaresma II

Tempo de graça e de libertação

Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Para renovar, na santidade, o coração dos vossos filhos e filhas, instituístes este tempo de graça e salvação. Libertando-nos do egoísmo e das outras paixões desordenadas, superamos o apego às coisas da terra.

E, enquanto esperamos a plenitude eterna, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz.

Mc 10,17-22 (Tempo de graça e de libertação)

17 Jesus saiu caminhando, quando veio alguém correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18 Disse Jesus: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Conheces os mandamentos: não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu  pai e tua mãe!” 20 Ele então respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”. 21 Jesus, fitando-o, com amor, lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue- me”. 22 Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.

Pontos para reflexão

Conheço e pratico os Mandamentos de Deus?

Dou prioridade à Palavra de Deus na minha vida?

Luto para vencer as paixões desordenadas?

“Abrir-te-ei o jardim delicioso das Sagradas Escrituras, para que, com o coração dilatado, comeces a correr pelo caminho dos meus mandamentos. E então dirás: Não têm proporção as penas desta vida com a futura glória que se nos há de revelar (Rm 8,18).”
[Imitação de Cristo, Liv. 3º, Cap. 51,2]

*Autor: Pe. Dr. Leonardo Agostini Fernandes

>>>Leia também: Um itinerário para o Tempo da Quaresma