“Venha beber desta fonte” (1 Rs 17, 9), uma fonte que brota do próprio Espírito Santo, e quem dela bebe se torna, também, fonte que jorra para a vida eterna (cf. Jo 4, 14), e isso pode ser atestado pelos santos, que sempre foram inspiração para os que depois deles vieram. E há uma fonte limpíssima, cristalina e perfeitíssima, que é a Virgem com o mais fecundo ventre, pois nele foi gerado o dulcíssimo Fruto que dá a vida a todos, e quem dele come não morrerá, mas terá a vida eterna (Jo 6, 58).
Dessa maneira, a Virgem do Carmo tem viajado o Brasil para levar a Fonte por excelência, e em cada lugar que passa produz muitos frutos. A Nossa Senhora do Carmo Peregrina tem deixado em cada cantinho uma esperança, em cada família a união, e em cada Igreja a alegria de sua doce visita. Sua proteção, por meio do Escapulário, tem conduzido muitos a uma vida mais perfeita com Cristo, pois esse santo Bentinho, dado por ela primeiramente ao Prior Geral Simão Stock, e depois a todo o povo de Deus, é uma contínua lembrança das promessas batismais.
A graça de sua presença tem tocado muitos corações, de norte a sul do País, e o Filho, sempre ao colo para representar essa união inseparável, lembra a todos sua feliz Encarnação. Esse doce mistério tem fecundas consequências sobre o fiel que com ele se depara, pois lembra que o Verbo desceu até nós e assumiu toda a nossa condição, exceto a do pecado (cf GS 22). E a Mãe, com imensa ternura, mostra que em nada se distancia de seu Filho, e por isso pode rogar sempre a Ele, pois não se separam. Assim, quem d’Ela se aproxima não tenha medo de pedir sua favorável intercessão, pois Ela nunca se cansa de fazê-lo.
Mas há também o dever de ouvir o chamado do Pai, que nunca deixa um filho seu abandonado. Se Ele age assim com tanta compaixão, colocando suas próprias vestes sobre aquele que vai em sua direção (cf. Lucas 15, 20-22), é preciso responder a tão grande amor. Foi mandato do próprio Jesus: “ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15), seja com as palavras, seja com o exemplo de uma vida unida ao Cristo. E não se pode esquecer que a Virgem foi aquela que mais evangelizou com sua vida, pois mesmo no silêncio, cada ação era envolta de muito amor, e assim ela pode pregar, mesmo sem pronunciar uma única palavra, até os dias de hoje.
Esse ano vocacional carmelita convida a cada um a estar no lugar do chamado, onde Deus se faz presente em toda sua plenitude; entrar no caminho que conduz ao cume do monte, onde está a Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo com sua incessante intercessão; e a aceitar a Missão que o Pai dá a cada filho seu, pois cada um está aqui para amar e fazer amado o bom Deus.
Comentar