Vocacional Belém (PA): uma subida gradativa ao Monte Carmelo

O vocacional carmelita para rapazes na cidade de Belém do Pará aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de abril, na Paróquia São José, no bairro Umaziral.

No dia 5 o encontro teve início com a Santa Missa, seguida de jantar e conversa fraterna. No sábado (6/04) os vocacionados tiveram como primeira atividade a participação da Santa Missa. Na parte da manhã, os participantes ouviram três pregações: sobre a história da ordem, sobre os santos carmelitas e sobre Nossa Senhora. À tarde, o promotor vocacional, Frei João Paulo Pereira Moraes, falou sobre vocação aos jovens da Paróquia São José. Houve ainda um momento para a Lectio Divina, deserto e meditação da Palavra de Deus.

O último dia do encontro, domingo (7/04), teve início com a oração da manhã. Logo depois houve o café e conversa pessoal. Às 11h aconteceu a missa de encerramento.

>>> Veja a programação dos encontros vocacionais de 2019 em todo o país

O jovem Érico Rafael, de 21 anos, morador de Capanema (PA) deu o seu testemunho sobre o encontro:

“Neste fim de semana tive a graça de conhecer e experimentar, através do encontro vocacional, a espiritualidade, o carisma e a história da Ordem do Carmo. Ao olhar para o tempo ao qual vivemos, diante dos desafios na caminhada vocacional, percebo que a vocação ao Carmelo é a tentativa de ouvir e perceber atentamente a voz de Deus, utilizando como recursos a ação e a contemplação, para diariamente ressignificar aquilo que está no prólogo da regra: ‘viver em obséquio de Jesus Cristo’, para poder servi-lo fielmente na simplicidade e de coração puro. Na convivência, alegria e contemplação o Senhor me chamou a olhar para minha vida e vocação. Que a Virgem do Carmo, padroeira da Ordem, abençoe-me nessa subida gradativa ao monte.”

A Provocarmo faz um agradecimento especial ao pároco da Igreja São José, Cônego Sebastião Fialho, que nos acolheu com muito carinho e ofereceu toda a estrutura necessária para a realização do encontro.